Sutton, S. (2001).
Transtheoretical model of behaviour change. In Cambridge Handbook of
Psychology, Health and Medicine (pp. 228–232). Cambridge University Press.
Resenhado
por Matheus Macena
O
Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (MTMC) evoluiu através de
estudos que examinaram as experiências de fumantes que pararam por conta
própria e aqueles que necessitaram de tratamento adicional pois não eram
capazes de parar por conta própria. Foi identificado que as pessoas param de
fumar quando elas se sentem prontas para fazê-lo. O MTMC foca na tomada de
decisão individual, priorizando o pressuposto de que as pessoas não mudam de
comportamento rapidamente e de forma decisiva. Assim, a mudança de comportamento,
especialmente comportamento habitual, ocorre continuamente através de um
processo cíclico. O MTMC não é uma teoria, mas um modelo; diferentes teorias e
construtos comportamentais podem ser aplicados a vários estágios do modelo onde
eles possam ser mais eficazes.
O
MTMC postula que os indivíduos passam por “seis estágios de mudança”, a saber: Pré-contemplação,
contemplação, preparação, ação, manutenção e término. Para cada estágio de
mudança, existem diferentes estratégias de intervenção para levar a pessoa entre
cada estágio de mudança e subsequentemente através do modelo até a manutenção.
Na etapa de pré-contemplação, as pessoas não têm a intenção de agir dentro dos
próximos 6 meses. As pessoas muitas vezes não têm consciência que seu comportamento
produz consequências negativas e subestimam os benefícios de mudar o
comportamento enquanto enfatizam os aspectos negativos da mudança de
comportamento. Na segunda fase, contemplação, as pessoas têm a intenção de
iniciar o comportamento saudável dentro dos próximos 6 meses. As pessoas
reconhecem que seu comportamento pode ser problemático e uma consideração mais
cuidadosa e prática dos prós e contras da mudança de comportamento ocorre, com
igual ênfase em ambos. Mesmo com esse reconhecimento, pode ocorrer a sensação
de ambivalência em relação à mudança de comportamento. O terceiro estágio, preparação,
inaugura as fases de “ação”. Neste estágio as pessoas estão prontas para agir
nos próximos 30 dias. As pessoas começam a dar pequenos passos em direção à mudança
de comportamento e creem que a mudança de comportamento pode levar a uma vida
mais saudável. Na próxima fase, ação, o comportamento foi modificado nos
últimos 6 meses, avançando na mudança do comportamento problemático ou
adquirindo novos comportamentos saudáveis. Enquanto na fase de manutenção as
pessoas mantiveram sua mudança de comportamento por mais de 6 meses e pretendem
manter a mudança de comportamento no futuro, trabalham para evitar recaídas aos
estágios anteriores. Por fim, na fase de término as pessoas não têm desejo de
retornar aos seus comportamentos prejudiciais e têm certeza de que não terão
recaídas. Como isso raramente é alcançado e as pessoas tendem a permanecer na
fase de manutenção, ela geralmente é desconsiderada no contexto da saúde.
A
“progressão” pelos estágios de mudança engloba processos cognitivos, afetivos e
avaliativos a fim de produzir estratégias para manutenção da mudança. Dentre as
estratégias estão: conscientização, incrementar o conhecimento sobre comportamentos
em saúde; avaliação ambiental, avaliação social da influência do próprio
comportamento em outras pessoas; controle de estímulo, estruturar o ambiente
para auxiliar e encorajar comportamento saudáveis ou remover comportamentos
danosos a saúde; autoavaliação, avaliação individual do papel do comportamento
em saúde; "autoliberação", comprometimento com mudança no
comportamento em saúde baseado na crença de que o comportamento é realizável. Assim,
vê-se que o modelo fornece estratégias para intervenções, na psicologia da
saúde, que visam abordar o processo de tomada de decisão em suas várias,
permitindo intervenções personalizadas e eficazes. Com isso, entende-se que o MTMC
incentiva a avaliação do estágio atual de mudança de um indivíduo e leva em consideração
as recaídas no processo de tomada de decisão.
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