Conhecimento de estudantes e profissionais sobre a Avaliação Psicológica


Mendes, L.S., Nakano, T.C., Silva, I.B., & Sampaio, M.H.L. (2013). Conceitos de Avaliação Psicológica: Conhecimento de Estudantes e Profissionais. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(2), 428-445.

Resenhado por Laís Santos

A avaliação psicológica diz respeito a um conjunto de técnicas e procedimentos usados para, por exemplo, a testagem de hipóteses clínicas e/ou diagnósticos situacionais. Nacionalmente, observa-se que, apesar de a avaliação psicológica tenha sido alvo de intensas críticas, principalmente quanto à qualidade das técnicas usadas, atualmente se observa uma retomada da área. Nesse contexto, constata-se a importância de uma série de fatores que contribuíram para a valorização da avaliação psicológica no Brasil. Dentre esses, a criação do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), o crescimento do número de grupos de pesquisa e trabalho formados por profissionais e pesquisadores da área, além do aumento das exigências de validade e precisão dos instrumentos e técnicas de avaliação. Embora seja evidente o crescimento dos investimentos destinados ao aperfeiçoamento de profissionais e qualidade dos instrumentos, observa-se a presença de uma série de lacunas e dificuldades que impedem a ascensão da área no Brasil. Por exemplo, constata-se a deficiência na formação de profissionais, o uso inapropriado de instrumentos psicológicos, bem como a ausência de consenso sobre a formação básica necessária para os profissionais de Psicologia realizarem procedimentos de avaliação psicológica.
Frente às dificuldades ainda presentes no cenário da avaliação psicológica nacional, o presente estudo buscou analisar o conhecimento de profissionais e estudantes da área acerca da avaliação psicológica. Para tanto, a amostra foi composta por 80 pessoas (maioria do sexo feminino), subdividas em dois grupos de 40 participantes cada, sendo um formado por profissionais e o outro por estudantes do curso de Psicologia. Utilizou-se um questionário com seis questões abertas sobre a definição de avaliação psicológica e principais métodos usados, assim como conhecimentos acerca do SATEPSI.
Os resultados referentes às seis questões abordadas mostraram que tanto estudantes, quanto profissionais de Psicologia, apresentam, apesar dos esforços e constantes avanços, lacunas importantes quanto à formação em avaliação psicológica. Tais lacunas que vão desde a própria definição da área, até a questões mais específicas, porém não menos importantes, ligadas à validade e precisão dos instrumentos psicológicos. Surpreendentemente os participantes formados apresentaram erros equivalentes aos vistos entre os estudantes de graduação, fato que salienta a questão existente quanto à qualidade da formação dos profissionais de Psicologia. Levando em consideração o fato de que, independentemente da abordagem e ambiente de inserção, a avaliação psicológica diz respeito a uma prática básica dos profissionais de Psicologia. Conhecer a respeito, apresentar uma formação adequada e atualizada são premissas importantes para uma boa atuação profissional. Finalmente, esse aspecto também se aplica ao campo da Psicologia da Saúde, visto a necessidade de qualificação profissional e uso de instrumentos válidos e fidedignos, uma vez que, os dados provenientes de tais medidas serão a base para o atendimento e cuidado ofertados ao paciente.

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