Nossas Atividades
Bem-vindo a mais um tópico do nosso blog. Aqui postaremos fotos e textos de divulgação das atividades realizadas pelo nosso grupo. Venha nos conhecer!
NANOEVENTOS:
Nanogrupo sobre tradução e validação de escalas, coordenado pela mestranda Luanna Silva, com participação das mestrandas Brenda Fernanda, Daiane Nunes, Mariana Siqueira, o doutorando Dyego Carlos e o aluno de gradução Matheus Macena.
Nos dias 05 e 06 de novembro, o GEPPS esteve presente na V Semana Acadêmica-Cultural da UFS - SEMAC, com oficinas em temáticas (teóricas e/ou metodológicas) específicas da Psicologia da Saúde:
Na tarde do dia 25/08/18 foi realizado um evento sobre prevenção do suicídio na Escola Municipal Governador Antônio Carlos Valadares em Poço Verde-SE. Este contou com a participação de alguns profissionais, entre eles da Psicóloga Joelma Araújo integrante do GEPPS. Buscou-se discutir com a população dentre outros aspectos, os fatores de riscos, sinais de alerta e como agir para prevenir, focando na importância do suporte social.
IV Simpósio Internacional sobre Adolescência(s): Vulnerabilidades, Protagonismo e Desafios (2018)
XI Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (CBPD) - 2017
CONPSI - 2015
Turma do GEPPS na Feira de Ciências de Sergipe FAPITEC/CIENART no Centro de Vivências da Universidade Federal de Sergipe, em 28 de outubro de 2016. Tema geral: Psicologia da Saúde
SEMAC
Dupla: Brenda e Sara.
NANOEVENTOS:
Membros da organização do II Nanoevento do GEPPS que teve como tema: A Patologização da Infância.
Mesa do II Nanoevento do GEPPS: Prof. Dr. André Faro (UFS) – Patologização do Normal e Normatização do Patológico, Msc. Adriano Silva e Esp. Simony Soares (HU/UFS) – Medicamentalização da Infância.
NANOGRUPOS:
Nanogrupo sobre Psicodermatologia, coordenado pela mestranda Gabriela de Queiroz, com participação das alunas de graduação Clara Lima e Juliane Ishimaru, além das também mestrandas Brenda Fernanda e Daiane Nunes.
Nanogrupo sobre modalidades de Revisões de Literatura, coordenado pela mestranda Milena de Andrade, com participação das mestrandas Daiane Nunes, Mariana Siqueira, Danielle Alves, Gabriela de Queiroz e Lizandra Menezes.
Nanogrupo sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), coordenado pela mestranda Catiele Reis, com a participação das alunas de graduação Sara Andrade, Edryenne Matos, Joelma Araújo e Renata Fontes, além da também mestrandas Laís Santos e Danielle Alves.
Nanogrupo sobre Práticas da Psicologia da Saúde Baseadas em Evidências, coordenado pela mestranda Beatriz Reis, com participação das alunas de graduação Juliane Ishimaru, Joelma Araújo, Renata Fontes e a psicóloga Ana Luiza Paixão.
Conduzido pela estudante Mariana Menezes (graduanda de psicologia e integrante do GEPPS), o Nanogrupo abordou o estudo dos Transtornos Mentais Comuns (TMC) e reuniu as estudantes de psicologia, também integrantes do GEPPS: Renata Fontes, Juliane Ishimaru, Edryenne Amaral e Mariana Serrão. Os Transtornos Mentais Comuns (TMC), como o nome sugere, são os transtornos mentais mais frequentemente encontrados na população e reúnem três tipos: Transtornos Depressivos, Transtornos de Ansiedade e Transtornos Somatoformes. Tais transtornos implicam grande sofrimento para a pessoa acometida e para seus familiares, além de déficits econômicos devido a demasiada utilização dos serviços de saúde, gastos com medicações e prejuízo ocupacional. Apesar da relevância, pouca atenção é dada ao estudo dos TMCs durante a graduação em psicologia. Nesse sentido, o nanogrupo, além de dirimir dúvidas, possibilitou às participantes um contato mais aprofundado com o tema através de reflexão crítica e discussões.
Conduzido pela estudante Renata Fontes (graduanda em psicologia e integrante do GEPPS), o Nanogrupo abordou o estudo do coping, seus aspectos teóricos, evidências empíricas e possibilidades de intervenção. Ele reuniu os estudantes de psicologia, também integrantes do GEPPS: Amanda Feitosa, Camila Menezes, Elvis Leal, Giulia Oliveira e Matheus Macena.
Nanogrupo sobre tradução e validação de escalas, coordenado pela mestranda Luanna Silva, com participação das mestrandas Brenda Fernanda, Daiane Nunes, Mariana Siqueira, o doutorando Dyego Carlos e o aluno de gradução Matheus Macena.
DEFESAS DE DISSERTAÇÃO:
Defesa da dissertação de mestrado de Laís Santos, intitulada: 'Efeito do otimismo, autoestima e autoeficácia na predição de sintomas depressivos entre adolescentes'.
Defesa da dissertação de mestrado de Beatriz Reis, intitulada: 'Psicologia da saúde no contexto dos cuidados paliativos: Um roteiro de orientações para a prática dessa especialidade na assistência paliativa'.
Defesa da Dissertação da mestranda Catiele Reis, intitulada: 'Processo de enfrentamento de AVC por vitimizados adultos'.
Defesa da Dissertação da mestranda Luana Santos, intitulada: 'Condutas autolesivas e bullying em adolescentes de Sergipe'.
Defesa da Dissertação da mestranda Geovanna Turri, intitulada: 'Crenças em saúde, Teoria da Ação Planejada e Saúde do Homem: Predizendo a intenção de realização do Exame do Toque Retal'.
Defesa de Dissertação da Mestranda Thatianne Vasconcelos Almico que teve como título: 'Convivendo com o filho autista: o enfrentamento do cuidador nas diferentes etapas do desenvolvimento'.
Defesa de Dissertação da Mestranda Gabriela Queiroz que teve como título: 'Psicodermatologia: Aspectos psicológicos da relações entre doenças de pele, ansiedade e depressão'.
Defesa de Dissertação da Mestranda Danielle Menezes que teve como título: 'Aspectos psicológicos na lombalgia crônica: Relação entre depressão, regulação emocional e incapacidade'.
Defesa de Dissertação da Mestranda Ariana Moura que teve como título: 'Regulação emocional, transtornos de ansiedade e/ou depressivos em pacientes com e sem diagnóstico de enxaqueca'.
Defesa de Dissertação da Mestranda Milena Bahiano que teve como título: 'Depressão e enfrentamento de adversidades em pessoas privadas de liberdade'.
DEFESAS DE MONOGRAFIA:
Defesa de monografia da graduanda Mariana Serrão, intitulada: 'Pensamentos Ruminativos e Transtorno de Ansiedade em Adolescentes'.
Defesa de monografia da graduanda Sara Andrade, intitulada: 'Sentido da Vida e Saúde Geral: Estudo em Aracaju (SE)'.
Defesa de monografia da graduanda Brenda Fernanda, intitulada 'Regulação Emocional e sintomas depressivos em pacientes portadores de Psoríase'.
Defesa de monografia da graduanda Marcelle Mota, intitulada 'Prevalência de Distresse na População Aracajuana'.
Defesa de monografia da graduanda Mariana Menezes, intitulada: 'Sintomatologia depressiva e regulação emocional em pacientes com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa'.
Defesa de Monografia da graduanda Laís Santos, intitulada: 'A influência da percepção de morte na atitude de doar órgãos'.
Defesa de Monografia da graduanda Maísa Carvalho, intitulada: 'Relações entre o comportamento suicida e a religiosidade em estudantes de psicologia'.
Defesa de monografia da graduanda Maria Clara, intitulada: 'Influência da sintomatologia ansiosa no curso da asma brônquica: uma revisão integrativa da literatura'.
Defesa de monografia da graduanda Michelle Leite, intitulada: 'Transtorno de ansiedade social, autoestima e depressão em adolescente'.
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS:
No dia 10 de novembro, o GEPPS participou Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Ciência para a redução das desigualdades. A atividade teve como objetivo esclarecer ao público o que faz a Psicologia na área da saúde, tanto na perspectiva de ciência, como da profissão. Foi demonstrado como são realizados alguns diagnósticos de rastreamento de aspectos psicológicos, inclusive aplicou-se escalas e outros instrumentos psicológicos mais simples.
A equipe da manhã foi composta por Lizandra Menezes, Maísa Carvalho e Mariana Serrão.
A equipe da tarde foi composta por Daiane Nunes, Cláudia Mara e Mariana Menezes.
Oficina sobre Transtornos alimentares na adolescência: diagnóstico, prevenção e intervenção, conduzida por Daiane Nunes, Maísa Carvalho e Mariana Menezes.
Oficina sobre Psicodermatologia: conceitos e aplicações, conduzida por Brenda Fernanda, Gabriela Queiroz e Maria Clara.
Oficina sobre Ansiedade e pensamentos ruminativos, conduzida por Brenda Fernanda, Lizandra Menezes, Mariana Serrão e Michelle Leite.
No dia 26/09, as psicólogas e membros do GEPPS Brenda Fernanda, Laís Santos e Mariana Serrão foram convidadas pelo NASF do município de Ribeirópolis, Sergipe, para participar de uma ação sobre o Setembro Amarelo e dialogar com crianças, adolescentes e profissionais de saúde sobre os transtornos mentais comuns (depressão e ansiedade) e o suicídio.
Neste mês de Setembro, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde (GEPPS) participou de uma ação social no município de Itabaianinha (Sergipe). Junto à comunidade e alguns profissionais da atenção básica em saúde, foram apresentadas duas pesquisas realizadas pelo GEPPS sobre a temática do suicídio – Preconceito contra vítimas de tentativa de suicídio e Suicídio na adolescência. As duas apresentações enfatizaram a importância de profissionais capacitados e, principalmente, a necessidade de ações efetivas de prevenção destinadas ao público em geral, em especial aos adolescentes a partir de uma perspectiva preventiva a curto e a longo prazo. Em caso de necessidade, não hesite, busque ajuda. Na escola, no trabalho, e, principalmente com profissionais da Psicologia e Psiquiatria. Falar sobre a saúde mental é urgente.
Na tarde do dia 25/08/18 foi realizado um evento sobre prevenção do suicídio na Escola Municipal Governador Antônio Carlos Valadares em Poço Verde-SE. Este contou com a participação de alguns profissionais, entre eles da Psicóloga Joelma Araújo integrante do GEPPS. Buscou-se discutir com a população dentre outros aspectos, os fatores de riscos, sinais de alerta e como agir para prevenir, focando na importância do suporte social.
IV Simpósio Internacional sobre Adolescência(s): Vulnerabilidades, Protagonismo e Desafios (2018)
O Prof. André Faro proferiu uma conferência sobre autolesão/automutilação intitulada: 'Comportamentos dizem mais do que muitas palavras: Falando sobre automutilação na adolescência'.
XII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (Educon) - 2018
I Congresso da Associação Brasileira de Promoção e Prevenção de Saúde (BRAPEP) - 2018
Apresentação do trabalho: 'Crenças sobre depressão: Um estudo em amostra de adolescentes escolares de Sergipe', parceria da mestranda Brenda Fernanda em conjunto com o Prof. Dr. André Faro.
I Congresso da Associação Brasileira de Promoção e Prevenção de Saúde (BRAPEP) - 2018
A mestranda Brenda Fernanda apresentou o poster intitulado 'Crenças sobre depressão segundo adolescentes', de sua autoria em conjunto com o Prof. André Faro.
Apresentação da comunicação oral intitulada 'Regulação Emocional e sintomas depressivos em pacientes portadores de Psoríase', também de autoria da mestranda Brenda Fernanda em colaboração com o Prof. André Faro.
XI Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (CBPD) - 2017
Trabalhos apresentados no XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, em 2017, na cidade de Aracaju-SE. Títulos: 1. Crenças sobre depressão segundo adolescentes (Autores: Brenda Fernanda, Sara Andrade e André Faro); 2. Atenção do psicólogo no CRAS; 3. Enfrentamento em doenças crônicas (Autores: Catiele Reis e André Faro); 4. Significado da morte para adolescentes; 5. A atitude de doar órgãos: um estudo com adolescentes da cidade de Aracaju (SE) (Autores: Laís Santos e André Faro); 6. Crenças a respeito do suicídio: um estudo com adolescentes (Autores: Maísa Carvalho e André Faro); 7. Emoções e Regulação Emocional em pacientes com doenças inflamatórias intestinais (Autores: Mariana Siqueira e André Faro); 8. Estudo de adaptação e validação da Escala de Estresse Parental para o português brasileiro (Autores: Ariane Brito, Brenda Fernanda e André Faro); 9. Distância Social e estereótipos relacionados à depressão segundo adolescentes (Autores: Brenda Fernanda, Sara Andrade e André Faro); 10. Crenças dos adolescentes em relação ao transtorno de ansiedade (Autores: Mariana Serrão e André Faro); 11. Análise de Estresse em Estudantes Universitários (Autores: Cláudia Mara e André Faro).
46ª Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) - 2016
Painéis apresentados na 46º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) em 2016 na cidade de Fortaleza. Títulos: 1. Relações entre autoestima e sentido da vida: Estudo com amostragem domiciliar em Aracaju - SE (Autores: Luana Santos, Laís Santos, Ariane de Brito e André Faro). 2. Associação entre depressão e religião em moradores da cidade de Aracaju - SE (Autores: Mariana Menezes, Ariane de Brito e André Faro). 3. A expectativa da equipe quanto à prática do Psicólogo no programa de Residência Multiprofissional em Saúde: Um relato de experiência (Autores: Beatriz Reis, Marcelle Leite, Catiele Reis e André Faro). 4. A prevalência do transtorno de ansiedade na população aracajuana (Autores: Marcelle Leite e André Faro). 5. Impulsividade, sexo e estado civil em jovens universitários do estado de Sergipe (Autores: Iracema Rocha de Oliveira Freitas, Beatriz Reis, Laís Santos, Luana Cristina Silva Santos e André Faro). 6. Transtorno de ansiedade e uso de tabaco em moradores de Aracaju (SE) (Autores: Mariana Menezes, Ticiane Costa dos Santos e André Faro). 7. Bullying, sexo e tipos de escola: Possíveis relações em adolescentes de Sergipe (Autores: Luana Cristina Silva Santos, Mariana Siqueira Menezes, Geovanna Santana de Souza e André Faro). 8. Perfil sociodemográfico e adesão ao tratamento de portadores de hipertensão arterial sistêmica da cidade de Aracaju (SE) (Autores: Geovanna Santana de Souza, Mariana Siqueira Menezes, Ariane de Brito e André Faro). 9. O perfil das mulheres ansiosas em Aracaju (SE) (Autores: Marcelle Leite Mota e André Faro). 10. O atendimento prospectivo da Psicologia no programa de Residência Multiprofissional em Saúde: Um relato de experiência. (Autores: Beatriz Reis, Marcelle Leite, Catiele Reis e André Faro).
CONPSI - 2015
Painel apresentado no 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (CONPSI) em 2015 na cidade de Salvador. Título: Índices de confiabilidade das medidas de ansiedade em periódicos nacionais (Autores: Laís Santos e Rafael Lima de Matos).
Painéis apresentados no 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (CONPSI) em 2015 na cidade de Salvador. Títulos: 1. Rastreamento Diagnóstico da Depressão na População Aracajuana (Autores: Mariana Menezes e André Faro). 2. Relações entre depressão, ansiedade, saúde geral e doença crônica: Estudo em Aracaju (SE) (Autores: Ariane de Brito, Mariana Menezes e André Faro).
Feira de Ciências de Sergipe da FAPITEC/SE
Turma do GEPPS na Feira de Ciências de Sergipe FAPITEC/CIENART no Centro de Vivências da Universidade Federal de Sergipe, em 28 de outubro de 2016. Tema geral: Psicologia da Saúde
Apresentação de trabalhos na Feira de Ciências de Sergipe da FAPITEC/CIENART no Centro de Vivências da Universidade Federal de Sergipe em 2016. Temas das apresentações: Autocontrole e Imagem Corporal; Esperança e Criatividade; Sexualidade e Preconceito; Afetos Positivos e Suporte Social.
Apresentação de trabalhos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e V Feira de Ciências da FAPITEC/SE no Centro de Vivências da Universidade Federal de Sergipe em 2015. Tema geral: E a saúde mental do Aracajuano, como anda? Uma visão geral dos estudos do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia da Saúde (GEPPS/UFS). Temas das apresentações: Anabolizantes; Ansiedade e Depressão; Autoestima e Anorexia; Bullying; Transtornos Mentais Comuns (Saúde Mental) e Suicídio.
Reunião do GEPPS na III Semana Acadêmico - Cultural da UFS, 2016.
Oficinas de Psicologia da Saúde na III SEMAC. Tema: Auto-injúria.
Oficinas de Psicologia da Saúde na III SEMAC. Tema: Ansiedade e Terapia Cognitivo Comportamental.
Apresentação dos projetos de PIBIC na III SEMAC.
Títulos dos trabalhos: Estudo populacional acerca dos transtornos de ansiedade em Aracaju (SE); Crenças sobre depressão: Um estudo em amostra de adolescentes escolares do estado de Sergipe e Crenças dos adolescentes em relação ao suicídio.
II Congresso Brasileiro da ABECIPsi - 2019
II Congresso Brasileiro da ABECIPsi - 2019
Apresentação de poster intitulado: 'Instrumentos para avaliação de autoestima: Revisão integrativa da literatura', dos autores Brenda Fernanda, Laís Santos e André Faro.
ENTREVISTAS:
Entrevista com a psicóloga Joelma Araújo sobre a campanha do setembro amarelo de prevenção ao suicídio, às rádios CBN e Xodó FM.
INTERVENÇÕES DO GEPPS
Nós do GEPPS nos orgulhamos em poder dar um retorno à sociedade frente ao grande trabalho que vem sendo desenvolvido por membros do grupo através dos estudos de iniciação científica, graduação e pós-graduação.
Participação do GEPPS na Semana Pedagógica da Escola Estadual Edelzio Vieira de Melo, localizada no município de Capela, SE. Foram debatidos temas como Sentimento de Pertencimento e Aprendizagem. Participaram da ação as graduandas Clara Lima, Michelle Leite, a psicóloga Mariana Serrão e a mestranda Gabriela Queiroz.
A integrante do GEPPS e mestranda, Gabriela Queiroz, participando da II Campanha de Conscientização sobre a Psoríase, organizada pela Dra Jonnia Sherlock, coordenadora do ambulatório de Psoríase do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. O objetivo da intervenção foi orientar sobre a psoríase e explanar acerca de seus aspectos psicológicos e emocionais associados. Também foi realizado relaxamento com os pacientes a fim de auxiliá-los a manejar o estresse e a ansiedade no dia-a-dia.
Outra de nossas ações ocorreu em 2016, na cidade de Poço Verde - SE, na Escola Estadual Professor João de Oliveira. Tratamos de dois temas de grande relevância, a saber, a Ansiedade e a Depressão, ambos caracterizados como os principais transtornos mentais comuns (TMCs) que atingem boa parte da população, com destaque para a fase da adolescência - período de alta vulnerabilidade - público alvo de nossa intervenção. Ademais, tratamos da Autoeficácia, um dos construtos da Psicologia Positiva, que corresponde a crenças a despeito da capacidade de realizar determinada tarefa, estabelecer objetivos e metas, entre outros. Demonstramos aos alunos que é possível sim controlar a ansiedade e a depressão, através de um tratamento adequado (viabilizado por psicólogos e psiquiatras), bem como, a partir de mudanças na maneira de pensar (entendendo por exemplo, como nossos pensamentos influenciam nossas ações) e por meio da potencialização de aspectos positivos como os níveis de autoeficácia, otimismo e esperança.
Participação do GEPPS na Semana Pedagógica da Escola Estadual Edelzio Vieira de Melo, localizada no município de Capela, SE. Foram debatidos temas como Sentimento de Pertencimento e Aprendizagem. Participaram da ação as graduandas Clara Lima, Michelle Leite, a psicóloga Mariana Serrão e a mestranda Gabriela Queiroz.
Gabriela de Queiroz e Mariana Serrão.
Mariana Serrão, Clara Lima, Gabriela de Queiroz e Michelle Leite junto com os professores da escola.
A integrante do GEPPS e mestranda, Gabriela Queiroz, participando da II Campanha de Conscientização sobre a Psoríase, organizada pela Dra Jonnia Sherlock, coordenadora do ambulatório de Psoríase do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. O objetivo da intervenção foi orientar sobre a psoríase e explanar acerca de seus aspectos psicológicos e emocionais associados. Também foi realizado relaxamento com os pacientes a fim de auxiliá-los a manejar o estresse e a ansiedade no dia-a-dia.
Dra Jonnia Sherlock, coordenadora do Ambulatório de Psoríase do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe.
Outra de nossas ações ocorreu em 2016, na cidade de Poço Verde - SE, na Escola Estadual Professor João de Oliveira. Tratamos de dois temas de grande relevância, a saber, a Ansiedade e a Depressão, ambos caracterizados como os principais transtornos mentais comuns (TMCs) que atingem boa parte da população, com destaque para a fase da adolescência - período de alta vulnerabilidade - público alvo de nossa intervenção. Ademais, tratamos da Autoeficácia, um dos construtos da Psicologia Positiva, que corresponde a crenças a despeito da capacidade de realizar determinada tarefa, estabelecer objetivos e metas, entre outros. Demonstramos aos alunos que é possível sim controlar a ansiedade e a depressão, através de um tratamento adequado (viabilizado por psicólogos e psiquiatras), bem como, a partir de mudanças na maneira de pensar (entendendo por exemplo, como nossos pensamentos influenciam nossas ações) e por meio da potencialização de aspectos positivos como os níveis de autoeficácia, otimismo e esperança.
Prof. Dr. André Faro, Sara, Maísa, Laís, Brenda, Mariana Serrão e Joelma.
Brenda, Sara, Joelma, Laís, Maísa e Mariana Serrão.
Dupla: Maísa e Laís.
Dupla: Joelma e Mariana Serrão.
Dupla: Brenda e Sara.
Alunos durante a apresentação.
Nenhum comentário: