Cartilhas educativas

11:40
Estamos disponibilizando cartilhas educativas sobre diferentes temas trabalhados pela Psicologia da Saúde. Este material foi produzido por alunos do curso de psicologia da Universidade Federal de Sergipe, sob orientação do professor Dr. André Faro.

Espera-se que estas cartilhas, disponibilizadas on-line e de forma gratuita, sirvam para a população em geral e ajudem a entender os aspectos psicológicos relacionado a doença.

Caso queiram utilizar o material para outros fins além de uso próprio, lembre-se de referenciar corretamente os autores.



DIABETES 

As doenças crônicas são um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil e do mundo. O seu diagnóstico pode causar impacto diretamente na qualidade de vida tanto do paciente quanto das pessoas próximas, como é o caso da Diabetes Mellitus. Por ser uma doença que requer um cuidado contínuo, o diagnóstico de diabetes pode vir acompanhado de um misto de emoções do paciente. O diabético pode apresentar sentimentos de culpa e vergonha, comportamentos de negação diante da notícia, além de sintomas psicológicos, como ansiedade, depressão e estresse. Dessa forma, a presente cartilha tem por objetivo trazer informações a respeito da diabetes e sua relação com os aspectos psicológicos dos pacientes diagnosticados. Também se propõe a ressaltar a importância da adesão ao tratamento e como o atendimento psicológico é fundamental para um melhor enfrentamento da doença.

Autores: Beatriz Oliveira; Euler Rodrigues; Kellyana Figueredo e Yasmin Souza


FIBROMIALGIA

Tendo em vista que a fibromialgia é uma doença reumática de quadro clínico complexo e de difícil diagnóstico, é necessário informar e ensinar aos pacientes como lidar com ela. A fibromialgia atinge os indivíduos fisicamente, emocionalmente e gera impactos que também repercutem na vida social e econômica das pessoas acometidas pela dor crônica, como nas ocorrências de aposentadorias precoces, no afastamento do trabalho e na perda de produtividade. Diante disso, essa cartilha é direcionada aos pacientes com fibromialgia e seus cuidadores e tem o objetivo de informar sobre os aspectos psicológicos relacionados a essa doença. Ademais, desejamos realçar a importância do tratamento psicológico para os pacientes e propor estratégias de enfrentamento direcionadas a ajudá-los a lidar com a fibromialgia.

Autores: Erick Araújo; Erin Carvalho; Isis S. Correia; Nicolly Ribeiro e Rose Cavalcante


PSORÍASE

A psoríase é uma doença de pele, inflamatória, crônica, não contagiosa, autoimune e recorrente, com influência genética e ambiental. Estudos recentes têm se debruçado sobre a doença, e sobre a sua relação com aspectos psicológicos do indivíduo. No que se refere a depressão, observa-se que esta mantém uma influência bidirecional com a psoríase, sendo agravada e também podendo ser um agravante para doença. Tendo isso em vista, a cartilha tem como objetivo, apresentar a psoríase e a sua relação com a sintomatologia depressiva.

Autoras: Leticia Vieira Souza; Marta de Lima Barbosa; Pollyana Silveira de Oliveira e Sâmela Duarte da Cunha Barbosa


VAGINISMO

O vaginismo é um tipo de disfunção sexual que acomete entre 1 a 7% das pessoas no mundo, em sua maioria mulheres, afetando a saúde física e mental, além das suas relações sociais e também sua relação consigo mesmo. Um outro aspecto importante dessa doença é que ela está envolta por um tabu, dificultando o conhecimento da população, o que torna difícil a sua identificação e, consequentemente, a busca por um tratamento. Levando em consideração a sua expressiva prevalência e consequências danosas, é importante que cada vez mais se fale sobre vaginismo. Nesse sentido, nós, alunas do curso de psicologia da Universidade Federal de Sergipe, construímos essa cartilha com o objetivo de informar a população em geral sobre o vaginismo, as suas causas, suas consequências e o seu tratamento, além de abordar a sua relação com a constituição e expressão da sexualidade humana e com a variável psicológica autoestima. Além de informar, buscamos passar algum tipo de conforto e perspectiva de melhora. Esperamos que esta cartilha alcance todos que precisam.

Autoras: Júlia Nunes; Maria Clara Guimarães; Maria Heloísa Souza e Vanessa Farias


DOENÇA DE CHRON

A doença de Crohn é uma das patologias que compõem o núcleo de doenças inflamatórias intestinais , juntamente com a Retocolite Ulcerativa. Elas são enfermidades crônicas, e apesar de não apresentarem uma etiologia definitivamente esclarecida, possuem recorrência nos estudos como uma origem multifatorial, com participações de fatores genéticos, ambientais, microflora intestinal e resposta imune1. A presente cartilha refere-se a achados da literatura científica acerca da resiliência e das estratégias de coping em pessoas diagnosticadas com doença de Crohn e tem como objetivo trazer uma breve compreensão do paciente acometido por essa doença inflamatória intestinal.

Autoras: Lorena Souza Andrade; Samara da Silva Mendes Pina; Soane Regina de Jesus Lima e Victor Gabriel Fontes Leão



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.