A (des)construção do conceito ‘infância’.

Postado por Laís Santos

O conceito de infância vem sendo modificado ao longo dos anos. No decorrer da história, a sociedade como um todo, principalmente o meio familiar, passou a estar mais atento a esta fase do desenvolvimento, interessando-se por questões de saúde, higiene, educação, socialização infantil, entre outros fatores.
Hoje, após tantos avanços e com o advento da tecnologia acessível à população, mais uma vez pais e educadores precisam gerir um novo conceito sobre a infância. Ultimamente, é muito comum observar a patologização infantil desenfreada, o acesso sem limites à tecnologia e o distanciamento dos parâmetrossobre a infância. Concomitantemente a todas essas transformações, nota-se o aumento da busca por tratamento psicoterápico infantil. Porém, na maior parte das vezes o problema não está nas crianças, mas nos pais, que não estão preparados para lidar “da melhor forma”com os seus filhos.

Com isso, é um papel da Psicologia buscar orientar esses pais, e, também, a população como um todo, a respeito da importância do desenvolvimento infantil. Além disso, cabe aos psicólogos agir visando à minimização da patologização de determinados comportamentos infantis. Em suma, a Psicologia precisa avançar cada vez mais na produção de conhecimento e, sobretudo, na busca por intervenções concretas e eficazes que ajudem esses pais e educadores a entender melhor a infância.



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