Psicologia neonatal: Teorias e prática
Postado por
Brenda Fernanda
Adamson-Macedo, E. N. (2016). Psicologia neonatal:
Teorias e prática. Journal of Human
Growth and Development, 26(2),
129-132. doi:10.7322/jhgd.119236
Neonatologia é uma
subdisciplina da medicina que se refere aos cuidados médicos com o recém-nascido,
sendo que um cuidado especial é dado aos recém-nascidos de risco ou prematuros.
É também uma especialidade praticada no hospital e geralmente acontece na
unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN). O presente artigo discorre sobre
a experiência da Psicologia dentro da Neonatologia, bem como sobre a
importância da assistência psicológica aos bebês e suas mães.
A Neonatologia ganhou
força entre as décadas de 70 e 80, trazendo à luz a importância de unir os
conhecimentos e experiências da equipe de saúde, psicólogos e pais, visando a
melhorar a qualidade dos cuidados físicos e psicológicos do recém-nascido, principalmente
nos casos de prematuros que estão hospitalizados.
A autora define a
Psicologia Neonatal como “o estudo científico dos fenômenos da vida mental e o
comportamento do prematuro como um sistema emergente, coacional e hierárquico”.
Ressalta-se que, na década de 90, com o estabelecimento da Psicologia da Saúde,
redefiniu-se a psicologia neonatal em Psicologia da Saúde Neonatal (PSN),
passando-se a conceituá-la como “o estudo científico dos processos
biopsicosociais e comportamentais nos cuidados da saúde em estado saudável e em
doenças do recém-nascido durante seus primeiros 28 dias de vida e a relação
desses processos com o desenvolvimento posterior”.
Cita-se que para
avaliar a qualidade dos cuidados em Neonatologia, existem três áreas que
abrangem a PSN: 1) avaliação:
procedimentos e métodos de diagnóstico; 2) programas de intervenção que visem à
nutrição sensorial do bebê, o apoio à família e aos profissionais da saúde que
cuidam do bebê; 3) propostas de paradigmas novos.
Por fim, ressalta-se a necessidade
de se oferecer cuidados psicológicos de qualidade desde o nascimento. Além
disso, é pontuado que há ainda muito a se fazer para promover a formação de
psicólogos neonatais, visando à promoção da saúde e desenvolvimento adequado de
prematuros hospitalizados.
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