Estratégias de enfrentamento em pacientes com dor neuropática
Gonsalves, I. M., & Lucena, B. B. de. (2021). A relação entre o uso do Instagram e o comportamento compulsivo por compras. Brazilian Journal of Development, 7(6). doi: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-651
Resenhado por
Ariana Moura
A compra compulsiva pode ser compreendida como
o comportamento de compra incontrolável e repetitivo que leva ao estresse e
traz prejuízos ao indivíduo. As pessoas com comportamento de compra compulsiva
costumam comprar objetos e materiais em quantidades maiores do que o
necessário, possivelmente, nunca serão utilizados. Esse comportamento costuma
comprometer o tempo, as finanças e as relações sociais. O Instagram, por
sua vez, é uma rede social na qual os usuários compartilham fotos e vídeos com
pessoas próximas, entretanto, a plataforma tornou-se um meio comercial, no qual
diversas empresas e marcas possuem perfis e divulgam seus produtos de modo
interativo com seu público-alvo, estabelecendo um mecanismo de venda com
ferramentas que aumentam a probabilidade de compra por parte do
consumidor.
O
objetivo da pesquisa foi identificar a prevalência do comportamento compulsivo
por compras e os fatores a ele relacionados e verificar como o Instagram
se configura como uma ferramenta de consumo para adultos jovens. A amostra foi
composta por 180 sujeitos, com idades entre 18 e 25, entre homens e mulheres.
Para a coleta de dados utilizou-se um Questionário sociodemográfico e de uso do
Instagram desenvolvido pelos próprios autores e a Escala Richmond para avaliar a presença de comportamentos característicos
do comprar compulsivo. A análise
qualitativa dos dados se deu a partir da análise de conteúdo de Bardin e os
dados quantitativos foram analisados pelo software Statistical Package for the Social
Sciences (SPSS).
Os resultados qualitativos indicaram que o Instagram
tem funcionado como ferramenta para o aumento da visibilidade profissional,
possibilidade de ter mais voz/influência, para comprar o que não precisa e
influência para compras relacionada à desregulação emocional. A maioria
dos participantes (92,7%) relatou que já se sentiu influenciado a comprar algo
que viu nessa rede social. Destes, 11,2% apresentaram comportamento de compra
compulsiva na escala Richmond,
estando este comportamento associado a possuir renda própria (p = 0,03)
e o comportamento de comprar para se sentir melhor consigo mesmo (p =
0,01).
Além disso, viu-se que o Instagram foi
considerado como um importante mediador dos hábitos de consumo dos
participantes. Também foi possível perceber que muitos usuários utilizam o Instagram
como espaço de liberdade de exposição e para divulgação de seus conteúdos
profissionais, considerando a rede social como um espaço de aproximação entre
usuários, e entre empresas e possíveis clientes.
Este
estudo, no âmbito do comportamento compulsivo por compras, pode contribuir para
o desenvolvimento da Psicologia da Saúde, uma vez que, este comportamento ainda
não apresenta classificação nosológica que facilite o diagnóstico e a ascensão
do Instagram como plataforma de difusão muito importante para o mercado
consumidor.
Em virtude disso, essa pesquisa se mostra
relevante, podendo trazer contribuições ao meio acadêmico ao preencher lacunas
na compreensão dos fenômenos contemporâneos que serão abordados
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