Fotos inéditas mostram que bebês sofrem com o estresse da mãe dentro do útero

22:30
Postado por Marcele Leite

Na contemporaneidade, o termo estresse está muito presente no quotidiano das pessoas. A influência do estresse de gestantes sobre os seus bebês não é uma novidade, mas o que a notícia mostra são fotos de bebês ainda dentro do útero da mãe, quando estas estão sob uma situação de estresse. O gesto do bebê, de passar a mão no rosto, coincide com o gesto de pessoa em fase adulta quando se encontram em estado de estresse.




As mãozinhas sobre a boca, como se estivesse “roendo unhas”, revela que o bebê está sob estresse.A imagem notável foi tomada como parte de um estudo que mostra que as crianças que ainda não nasceram tocam seus rostos com muito mais frequência quando suas mães estão ansiosas, desamparadas ou com depressão.Os cientistas acreditam que o bebê se comporta assim por estar ‘absorvendo’ a ansiedade da mãe e, em seguida, passa a mão no rosto para tentar acalmar a si mesmo, assim como os adultos fazem, geralmente segurando a cabeça ou o rosto quando está sob situação conflitante.Quando estamos extremamente preocupados, geralmente seguramos a cabeça com as duas mãos. Os bebês, seguram com apenas uma, segundo a pesquisa.
A pesquisa foi realizada por Nadja Reissland, da Universidade de Durham, com 15 mulheres grávidas que passaram por ecografias em 4D que consegue não só formular fotos, mas também fazer pequenos vídeos.Embora outros estudos já tenham mostrado que bebês absorvem o estresse ainda dentro do útero, é creditado que esta seja a primeira evidência fotográfica do ato.As mães foram questionadas sobre o nível de estresse no mês que antecedeu cada varredura de fotos e vídeos. Quanto mais ansiosa estava a mãe, mais vezes o bebê passava a mão no rosto.Os pesquisadores acreditam que isso se dá pelo aumento dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, produzido pela mãe.Também ficou evidenciado que bebês de mães com altos níveis de pressão, tinham maior tendência de tocar o rosto com a mão esquerda. Isso é importante porque problemas como esquizofrenia, déficit de atenção, hiperatividade, depressão e autismo é mais comum em pessoas que usam mais a mão esquerda.A Dra. Reissland dá um conselho para as mamães: "A maioria das mães vão muito bem e não precisam se preocupar, mas algumas devem reduzir o nível de estresse durante a gestação”. 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.