Aspectos psicológicos da Psoríase

Postado por Brenda Fernanda

A Psicodermatologia é a interface que discute os aspectos psicológicos e/ou psiquiátricos das doenças dermatológicas (Koo, Do, & Lee, 2000). Uma das principais doenças de pele que apresenta elementos psicoemocionais relacionados é a psoríase, doença inflamatória crônica da pele e articulações, que possui fatores genéticos, imunológicos e ambientais determinantes (Consenso Brasileiro de Psoríase, 2012). Trata-se de uma doença não transmissível, dolorosa, desfigurante e incapacitante, que não possui cura e com grande impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes (World Health Organization [WHO], 2016), afetando o funcionamento diário, a vida laboral, o lazer e a vida social, bem como seu estado emocional, causando sofrimento psíquico e podendo chegar a quadros de depressão e ansiedade (Consenso Brasileiro de Psoríase, 2012).
Uma vez que tais dermatoses estão intrinsecamente relacionadas com os aspectos emocionais, sofrimento psíquico e até quadros de transtorno mental, a intervenção da Psicologia se faz necessária a fim de compreender de que modo aspectos psicológicos podem ser considerados protetivos ou estressores e, assim, oferecer suporte a fim de promover melhor adaptação e qualidade de vida aos pacientes dermatológicos.

Referências
Consenso Brasileiro de Psoríase. (2012). Guias de avaliação e tratamento (2a. ed.). Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Koo, J. Y. M, Do, J. H., & Lee, C. S. (2000). Psychodermatology. Journal of the American Academy of Dermatology, 43, 848-853.

World Health Organization [WHO]. (2016). Global report on psoriasis. Recuperado de http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/204417/1/9789241565189_eng.pdf.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.