Síndrome de Gilles de la Tourette

10 years ago
Postado por Laís Santos

Fen, C.H., Barbosa, E.R., &Miguel,E.C. (2001). Síndrome de Gilles de la Tourette - Estudo clínico de 58 casos.Revista Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 59 (3-B), 729-732.doi: dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2001000500015


     A síndrome de Gilles de la Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico cujo início ocorre na infância. As características principais desta síndrome é a presença de tiques motores e vocais. Durante muito tempo, os profissionais da saúde não tinham muitas informações a cerca dos aspectos clínicos da SGT (Síndrome de Gilles de la Tourette), tão pouco admitiam a causalidade da mesma à fatores orgânicos.
     Contudo,a partir da década de 1960, novos estudos começaram a surgir e assim gerar indícios que levaram à associação da SGT a alterações de caráter neurofisiológico e neuroanatômico, todavia, ainda não existe um consenso quanto ao fator desencadeador de tal síndrome. De modo geral, entende-se que há várias lacunas a respeito de tal patologia, justificando a necessidade de que mais estudos venham a ser produzidos e nos proporcionem maiores esclarecimentos sobre a SGT.
    Pensando nisso, o estudo em questão analisou durante três anos, os aspectos clínicos de 58 casos existentes no Ambulatório de Distúrbios do Movimento do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Além do diagnóstico da SGT realizado por meio dos critérios clínicos do Tourette Syndrome Classification Study Group, foram analisadas a relação da SGT com dois transtornos – o transtorno de déficit de atenção sem/com hiperatividade (TDAH)e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Além disso, analisou-se a idade de início da SGT, bem como, manifestações iniciais, presença de tiques complexos e a presença de fenômeno sensorial.
A amostra foi composta em sua maioria por homens, 62% (36), a faixa etária variou entre os 7 e os 50 anos. Os resultados apontaram que a idade de manifestação da síndrome variou entre os 3 a 15 anos, sendo que os tiques motores foram os primeiros sintomas, presentes em 79%(46) dos entrevistados.
    No que se refere ao TDAH, 25,8% (15) dos sujeitos apresentaram esse transtorno, bem como 39,6% (23) apresentaram o TOC.Um ponto curioso foi o de que a maior incidência de ambos os transtornos ocorreu na população masculina - entre os 15 casos de TDAH, 73,3% (11) aconteceram com homens, e entre os 60,9%, 14 dos 23 casos de TOC. Além disso, 54,76% da amostra apresentaramfenômenos sensoriais e em relação aos tiques mais complexos, 27,6% (16) dos sujeitos apresentaram coprolalia; 20,1% (12) a copropraxia; 20,1% (12) a palilalia; 27,6% (16) a ecolalia e27,6% (16) ecopraxia.
     Por fim, a SGT é uma síndrome ainda pouco conhecida, principalmente no que se refere ao fator desencadeante, daí a necessidade de mais pesquisas esclarecedoras que possam dar um panorama a respeito da SGT e assim viabilizar estratégias interventivas. Como foi observado, mesmo surgindo na infância, tal síndrome pode prevalecer e em alguns casos se agravar (tiques complexos), bem como estar associada a outros transtornos como o TDAH e o TOC. Em suma, assim como com relação a outras síndromes raras, faltam maiores investimentos em pesquisas que proporcionem melhor tratamento e qualidade de vida aos sujeitos acometidos pelas mesmas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.