Efetividade da Terapia Cognitivo-Comportamental on-line no cenário de pandemia da COVID-19: Uma revisão sistemática


Araújo, D. F., & Costa, E. L. (2021). Efetividade da Terapia Cognitivo-Comportamental on-line no cenário de pandemia da COVID-19: Uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 17(2), 105-112.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210023

Resenhado por Jéssica Dantas

 

A pandemia de Covid-19, anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020, tem sido responsável por impactos não só no âmbito biológico e epidemiológico, mas também sociais, econômicos e emocionais. As consequências vão além do número devastador de mortes, atingindo significativamente a saúde mental dos indivíduos. Assim, torna-se fundamental considerações acerca de intervenções terapêuticas para o manejo de pacientes em sofrimento psíquico durante a pandemia.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC), que consiste em um tratamento breve, focado e colaborativo, pode se configurar uma opção viável e eficaz para o adoecimento mental decorrente da pandemia. Faz-se necessária a adaptação ao cenário atípico e inserção de alternativas digitais vinculadas aos métodos já utilizados na terapia convencional. A modalidade de terapia online já existe há mais de uma década e atualmente conta com três modalidades: TCC online de suporte, TCC online guiada e TCC online totalmente automatizada. Assim, os meios remotos de atendimento poderiam ser efetivos no tratamento de sintomas psicológicos relacionados à pandemia.

A presente revisão de literatura objetivou descrever as evidências sobre a efetividade da TCC, na modalidade online, para quadros psiquiátricos associados à pandemia de Covid-19. Para isso, foram utilizadas as seguintes bases de dados: PUBMED e LILACS, diretamente, e nas bases Web of Science, SCOPUS, PsycINFO e Embase, via Periódicos CAPES. A amostra final de pesquisas incluídas na revisão foi de 7 Ensaios Clínicos Randomizados (ECRs) sobre a efetividade da TCC online para sintomatologias psiquiátricas relacionadas à pandemia. Os dados foram compilados e filtrados a partir do critério metodológico do modelo PRISMA.

            Os resultados mostraram evidências significativas em relação à efetividade das intervenções da TCC online no tratamento de distúrbios emocionais decorrentes da pandemia. Os sete ECRs apontaram efetividade equivalente aos da TCC convencional para esse público. Os dados apontam que estresse, ansiedade, depressão e preocupações disfuncionais, quadros de maior recorrência nesse contexto, têm diminuição significativa com a TCC online. Apesar dos achados positivos, a pesquisa contou com algumas limitações como a baixa qualidade metodológica de três estudos e a quantidade ainda pequena de estudos aplicados sobre a TCC online e as repercussões psicológicas na pandemia, fazendo-se necessária revisões sistemáticas periódicas.

            Diante da previsão, para os próximos anos, de um crescimento considerável de problemas emocionais decorrentes do contexto pandêmico, estudos que abordem intervenções terapêuticas eficazes para essa demanda torna-se fundamental. Assim, é de extrema importância que estudiosos da psicologia da saúde se dediquem à temática e possam auxiliar na descoberta e aprimoramento de intervenções que auxiliam a redução dos efeitos danosos à saúde associados à pandemia. 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.