Intervenções psicológicas online para reduzir os sintomas de depressão, ansiedade e angústia geral em pessoas com condições crônicas de saúde: Uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados.

 Online psychological interventions to reduce symptoms of depression, anxiety, and general distress in those with chronic health conditions: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials.

 

White, V., Linardon, J., Stone, J. E., Holmes-Truscott, E., Olive, L., Mikocka-Walus, A., ... & Speight, J. (2022). Online psychological interventions to reduce symptoms of depression, anxiety, and general distress in those with chronic health conditions: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Psychological Medicine, 52(3), 548-573. https://doi.org/10.1017/S0033291720002251

 

Resenhado por Geovanna Turri

 

Em todo o mundo, uma proporção crescente de pessoas vive com condições crônicas de saúde incluindo asma, câncer, doenças cardiovasculares e diabetes. Gerenciar as consequências físicas dessas condições é uma função-chave do sistema de saúde de cada país, uma vez que tanto o diagnóstico da doença crônica como o processo de adaptação à doença podem gerar sequelas para a saúde mental da pessoa. Estudos recentes destacaram altos níveis de angústia em pessoas que vivem com várias condições crônicas de saúde, incluindo sofrimento associado ao enfrentamento de uma condição crônica exigente e à níveis clínicos e subclínicos comórbidos de ansiedade e/ou depressão. Nos últimos 15 anos houve um crescimento substancial nas intervenções psicológicas realizadas na web, inclusive para amenizar o sofrimento de pessoas com enfermidades crônicas de saúde. Com base nesse crescimento, White et al. (2022) reuniram evidências sobre a eficácia de intervenções psicológicas autodirigidas realizadas na web para sintomas de depressão, ansiedade e angústia em pessoas que vivem com uma condição crônica de saúde.

Os autores pesquisaram os bancos de dados Medline, PsycINFO, CINAHL, EMBASE e Cochrane Database de 1990 a 1º de maio de 2019. Artigos em inglês de ensaios controlados randomizados (atendimento habitual ou controle de lista de espera) de intervenções psicológicas realizadas na web com objetivo primário ou secundário de reduzir a ansiedade, depressão ou angústia em adultos com uma condição crônica de saúde foram elegíveis. Os resultados foram avaliados usando sintases narrativas e meta-análises de efeitos aleatórios.

Após análise dos dados, viu-se que no total 70 estudos foram elegíveis em 17 condições de saúde, sendo mais comumente em casos como câncer, dor crônica, artrite, esclerose múltipla, diabetes e fibromialgia. As intervenções foram baseadas nos princípios da TCC em 46 (66%) estudos e 42 (60%) incluíram um facilitador. Ao combinar todas as condições crônicas de saúde, as intervenções encontradas na web foram mais eficazes do que as condições de controle na redução dos sintomas de depressão, ansiedade e angústia. No entanto, ao final os autores concluíram que as evidências sobre a eficácia para condições crônicas de saúde específicas eram inconsistentes.

Embora as intervenções psicológicas online autoguiadas possam ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade, depressão e angústia em pessoas com condições crônicas de saúde em geral, não está claro se essas intervenções são eficazes para condições de saúde específicas. Mais evidências de alta qualidade são necessárias antes que conclusões definitivas possam ser feitas, sendo necessários mais estudos da Psicologia da Saúde nessa temática. 


                                           

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.