O viés cognitivo em pacientes com doenças crônicas

 Savioni, L. & Triberti, S. (2020). Cognitive Biases in Chronic Illness and Their Impact on Patients' Commitment. Frontiers in Psychology, 11, 579455. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.579455

Resenhado por Matheus Macena

 

Vieses cognitivos são construtos baseados em percepções erradas ou imprecisas que produzem uma representação sistematicamente distorcida de alguns aspectos da realidade. Vieses impactam a vida diária na forma com que afetam decisões e comportamentos. Por exemplo, a insistência em um comportamento prejudicial - como fumar - acontece, pois o sujeito seleciona e superestima evidências que corroboram com uma convicção pré-existente: a crença de que fumar melhora a concentração. Esse efeito é conhecido como viés de confirmação.

Existem vieses inerentes à cognição humana e aqueles que são ligados a contextos específicos. Diversos estudos têm mostrado que pessoas que vivem com doenças crônicas e continuamente realizam processos de gerenciamento em saúde apresentam vieses cognitivos típicos. Esses vieses influenciam o processamento de informação sobre a doença e consequentemente o processo de tomada de decisão, assim, impactando a saúde e a qualidade de vida.

O processo de tomada de decisão com doenças crônicas é complexo, pois o paciente tem de tomar decisões relevantes para sua expectativa de vida em uma situação emocionalmente desgastante. O estado de incerteza provocado pela condição de saúde pode levar a tomada de decisões em relação ao tratamento baseadas em uma percepção de redução de risco na seleção do mesmo. Por exemplo, o paciente pode optar por recusar um tratamento, pois envolve riscos conhecidos, ainda que de ocorrência improvável, falhando em considerar os benefícios.

Os vieses mais presentes na literatura sobre doenças crônicas são atencionais, de interpretação e de rememoração. Viés atencional é definido como a atenção seletiva dada a uma informação específica e a falha na consideração de alternativas devido a uma sensibilidade pré existente sobre um tema. Viés de interpretação se refere a tendência à interpretação de informações ambíguas por parte dos pacientes como relacionadas a doenças, além de processos de catastrofização. Por último, o viés de rememoração consiste em distorções na acurácia do processo de rememoração de eventos ou experiências passadas. Esses vieses têm, em comum, a tendência de priorizar informações ligadas à experiência com doença, em qualquer nível de processamento de informações e no processo de tomada de decisão.

Assim, foram apresentadas diferentes formas nas quais os vieses se manifestam e podem influenciar a motivação e o comprometimento de pacientes na jornada de gerenciamento da condição de saúde. O que permite a uma área como a psicologia da saúde, que estuda o comportamento humano no contexto da saúde e da doença, o entendimento de como endereçar a cognição disfuncional e a possibilidade de melhorar a acessibilidade e a efetividade de intervenções voltadas para o compromisso com a saúde.


                                           

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.