Ansiedade, Depressão e Característica de Personalidade em Homens com Disfunção Sexual.

Resenhado por Lucila Moraes

BRITTO, Rodrigo; BENETTI, Sílvia Pereira da Cruz. Ansiedade, depressão e característica de personalidade em homens com disfunção sexual. Rev. SBPH, Rio de Janeiro , v. 13, n. 2, dez. 2010 .

Segundo o DSM IV a disfunção sexual (ou Transtorno Sexual) é caracterizada ou por uma perturbação nos processos que formam o ciclo de resposta sexual ou ainda por dor associada à prática sexual. No Brasil, em uma pesquisa realizada com 7022 pessoas, sendo 3775 do sexo masculino, mostrou que aproximadamente 48% dos homens relataram ter algum tipo de disfunção sexual e, em muitos dos casos, o indivíduo não apresentava problemas orgânicos, sugerindo que a disfunção sexual tem origem psicológica ou emocional.
As disfunções sexuais estudadas na presente pesquisa são a Disfunção Erétil e a Ejaculação Precoce. A EP (Ejaculação Precoce) é entendida como uma ejaculação que ocorre sem que o paciente deseje, e esse problema consegue afetar entre 22% e 38% dos homens em alguma fase da vida. É relatado que os homens com EP possuem alto nível de ansiedade e podem desenvolver também a disfunção erétil.
A Disfunção Erétil (DE) ocorre quando há a incapacidade de se obter ou manter uma ereção que possibilite a prática sexual. Ela pode ser considerada um problema de saúde pública mundial por afetar quase que metade dos homens acima de 40 anos em todo mundo. Um estudo nacional de Oliveira (2003) mostrou que há uma associação significativa entre ansiedade e ejaculação precoce primária, bem como uma relação entre depressão e ejaculação precoce primária.
O presente estudo analisou a incidência de ansiedade e depressão, bem como traços de personalidade em pacientes do sexo masculino com disfunções sexuais do tipo erétil e ejaculação precoce, comparando os dois grupos. A amostra foi composta por 42 homens entre 18 e 45 anos, metade deles (21 homens) diagnosticados com Disfunção Sexual do tipo EP e a outra metade (21 homens) com disfunção erétil. Foram aplicados um questionário sócio-demográfico e dois instrumentos: O primeiro para medir o nível de depressão, o Inventário de Depressão de Beck (BDI); e o segundo para medir o nível de ansiedade, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI).
A média de idade entre os dois grupos (homens com EP e homens com DE) foi muito próxima: com média de idade de 31 anos. Apesar de ser uma média de idade considerada jovem, pesquisas como a de Avatshi et al (1994) afirmavam que a Disfunção Erétil com causa psicológica é mais comum em homens jovens, explicando a idade precoce dos sujeitos da amostra.
Em relação ao nível de ansiedade, o BAI mostrou que cerca de 76% dos participantes da amostra total possuíam um ansiedade no nível ‘Mínimo e Leve’ e 24% obtiveram como resultado ‘Moderado ou Grave’. Os resultados dos sintomas depressivos obtidos através do BDI mostraram que 88% dos participantes da amostra ficaram com a classificação entre ‘Mínimo e Leve’ e apenas 12% entre ‘Moderado ou Grave’.
Fazendo um comparativo com ambos os grupos estudados na pesquisa, o grupo com Disfunção Erétil apresentou maiores níveis tanto no BDI quando no BAI, que estão de acordo com os resultados dos estudos realizados por Tondo et al (1991) e de Meyer (1997), em que os sujeitos com DE eram mais aptos a terem depressão e ansiedade que os sujeitos com EP .
Em relação à Bateria Fatorial de Personalidade, analisando a amostra geral, 50% dos sujeitos da amostra foram qualificados como tendo alto ou médio nível de neuroticismo, que é alto grau de sofrimento ou instabilidade emocional. Quanto à socialização cera de 43% apresentou resultados baixos, o que revela uma baixa qualidade de interação interpessoal. Mais
uma vez, 43% dos participantes apresentaram baixo nível no quesito realização, mostrando uma falta de perspectiva no futuro e pouco comprometimento e responsabilidade diante tarefas.
Por fim, a pesquisa teve o intuito de entender quais o traços de personalidade e características principais dos sujeitos que possuem tais Disfunções sexuais, para melhor prevenir e tratar seus portadores. Importante notar a alto indicie de depressão e ansiedade nos homens com Disfunção Sexual analisados, o que revela ser um problema também relacionado à fatores emocionais e psicológicos, sendo necessário não só acompanhamento médico, como também de um profissional de psicologia, para um melhor diagnóstico e tratamento do paciente.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.