Forgiveness education in fibromyalgia: A qualitative inquiry

Resenhado por Mariana Menezes

Toussaint, et al. (2014). Forgiveness education in fibromyalgia: A qualitative inquiry. Pain Studies and Treatment, 2 (1), 11-16.

A fibromialgia se trata de uma doença incurável cujo principal sintoma é dor em diferentes regiões do corpo. O recebimento do diagnóstico pelo paciente pode causar sentimentos negativos tais como embaraço, frustração, culpa e vergonha. Além disso, a presença constante de dor pode manter os pacientes fibromialgicos afastados do convívio social, podendo gerar sentimentos de perda e isolamento.
A fibromialgia exige do paciente esforço não apenas físico, mas também psicológico, pois o mesmo precisa administrar a grande carga emocional provocada por essa doença. O perdão diz respeito a uma estratégia de enfrentamento focada na emoção e há evidências de este pode promover saúde e reduzir o estresse percebido e a raiva em pessoas que experimentaram a falta de perdão.
Toussaint et al., (2014) buscaram verificar se o perdão poderia ser uma estratégia de enfrentamento útil em pacientes com fibromialgia para aprenderem a lidar melhor com as emoções negativas resultantes do diagnóstico e desafios impostos pela doença, e analisar a aceitação da intervenção por parte de pacientes com fibromialgia e a aplicabilidade de uma ‘educação para o perdão junto a esses pacientes. Desta forma, foi realizada uma educação na qual o conceito e as ferramentas de perdão foram apresentados a treze mulheres fibromialgicas de idade entre 40 e 54 anos.  O perdão foi apresentado como uma estratégia de enfrentamento focada na emoção para lidar com estressores interpessoais.
A avaliação qualitativa das discussões dos grupos focais revelou que: (1) as participantes aceitaram o perdão como uma estratégia de enfrentamento focalizada na emoção, compreenderam a associação entre abrigar ressentimentos, internalização do estresse e a experimentação de sintomas e concluíram que o perdão é saudável e reduz as dores características da fibromialgia; (2) as participantes demonstraram entender que através do perdão é possível controlar respostas pessoais à adversidade e diminuir a dor crônica; e (3) as participantes descobriram que a educação para o perdão é similar a outros tipos de educação que já receberam e que serviu para reforçar conceitos que elas tinham aprendido em outras sessões de educação do paciente.
Portanto, apesar das limitações do estudo, tais como a amostra ter sido composta apenas por mulheres, a pesquisa indica que a educação para o perdão é aplicável em pacientes com fibromialgia, uma vez que defende que o perdão é uma estratégia de autogestão focada na emoção capaz de diminuir o sofrimento psíquico desses pacientes.


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