Diagnóstico de TDAH Muito Menos Utilizado no Reino Unido
Postado por Laís Almeida
Pesquisa
feita no Reino Unido questiona se a prevalência de transtornos como o TDHA e o
TEA nos países é resultado
de tendência cultural, já que no Reino Unido menos crianças são diagnosticadas
com TDHA que nos Estados unidos, mas em compensação há um maior número de
diagnósticos de transtornos do espectro autista. O texto ressalta a importância
de se identificar as tendências de diagnósticos e as razões por trás
delas, de analisar os contextos culturais e que se, de fato, o número de
sintomas em crianças estiverem aumentando, deve-se descobrir os fatores
ambientais ou sociais para então elaborar um modo de prevenção.
Um novo estudo sugere que as crianças são muito menos propensas a serem diagnosticados com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no Reino Unido do que nos EUA – mas mais crianças são diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) no Reino Unido.
Na pesquisa, os investigadores questionam se a prevalência de TDAH ou TEA é um resultado de tendência cultural.
Pensa-se que TDAH seja a doença mais comum da infância. Um estudo de 2009 nos EUA descobriu que 6,3% das crianças de 5-9 anos de idade foram diagnosticados com TDAH. Em contraste, apenas 1,5% dos pais no Reino Unido relatou um diagnóstico de TDAH em crianças com idades entre 6-8 anos.
A taxa de prevalência do Reino Unido para o TDAH foi determinada pela análise dos dados do UK Millennium Cohort Study, uma amostra de mais de 19.000 crianças acreditavam ser representativa da população.
Ginny Russell, Ph.D., autora principal do estudo, disse: “Nossos resultados revelam que os médicos no Reino Unido são muito menos propensos a implantarem o rótulo de TDAH do que os seus homólogos americanos. Esta diferença pode ser resultado de fatores culturais.
“Por exemplo, são usados critérios mais rigorosos para o diagnóstico de TDAH no Reino Unido, ou pode ser que as preocupações dos pais sobre o uso de drogas como a Ritalina para tratar pacientes mais jovens signifique que eles resistam ao diagnóstico de seus filhos.
“É importante identificar as tendências de diagnóstico e as razões por trás delas, ao que vários critérios em diferentes contextos culturais podem significar que as crianças estão perdendo em serviço de saúde – o rótulo do diagnóstico pode determinar o apoio que as famílias recebem”, disse Russell, da Universidade de Faculdade de Medicina de Exeter.
“De igual modo, é importante que as crianças não sejam sobre–diagnosticadas.”
O mesmo estudo mostra que o diagnóstico do autismo está em ascensão. Alguns 1,7% dos pais relataram que crianças de 6-8 anos foram identificadas como tendo um TEA.
“O aumento da conscientização sobre o autismo, o desestigmatização do TEA, e o diagnóstico de crianças em uma idade mais jovem podem estar todos contribuindo para o rótulo do TEA ser usado cada vez mais no Reino Unido”, disse Russell.
A descoberta sugere uma tendência crescente no Reino Unido por aplicar o rótulo de TEA o que pode ser devido a uma combinação de uma maior conscientização, diagnóstico sucessivo de crianças mais jovens, os critérios de ampliação e/ou diminuição do estigma social associado com o rótulo.
Perguntas permanecem sobre se os aumentos nos diagnósticos de TEA refletem os aumentos “reais” na freqüência dos distúrbios ou se são inteiramente devido às mudanças de critérios de diagnóstico e uma maior sensibilização.
Russell está atualmente a analisar os dados de dois estudos de grupo de nascimento do Reino Unido para tentar ajudar a estabelecer se houve um aumento nos sintomas ou simplesmente um aumento da notificação e do diagnóstico.
“É importante estabelecer se existe um aumento real em crianças com sintomas porque podemos então tentar descobrir os fatores ambientais ou sociais por trás do aumento, a fim de tomar medidas preventivas”, disse Russell.
O estudo foi publicado online na Journal of Autism Developmental Disorders.
Texto de RICK NAUERT PHD, Editor Sênior de Notícias
Revisado por John M. Grohol, Psy.D., em 29 de Agosto de 2013
Fonte: PsychCentral
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