Percepção sobre doença renal crônica de pacientes em hemodiálise: Revisão Sistemática.

Resenhado por Alexsandra Macedo

Castro, E. K.; & Gross, C. Q.(2013) Percepção sobre a doença renal crônica de pacientes em hemodiálise: revisão sistemática.. SALUD & SOCIEDAD, 4, no. 1, 070 – 089, ISSN 0718-7475.

A nefropatia crônica é a perda da função dos rins. Seu tratamento é conhecido como Terapia Renal Substitutiva (TRS), sendo ela a responsável pela manutenção da vida dos portadores de Doença Renal Crônica (DRC). As modalidades para essa enfermidade são: Hemodiálise (HD), Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (DPAC), Diálise Peritoneal Cíclica Contínua (DPCC, Diálise Peritoneal Intermitente (DPI), Transplante (TX)). O tratamento em HD é realizado com o auxílio de uma máquina chamada rim artificial. É feita três vezes por semana, com duração média de 4 horas cada sessão. A DCR é considerada um grande problema de saúde pública. Segundo o Censo Brasileiro de Diálise (SBN) de 2001, a cada ano cerca de 20 mil brasileiros precisam iniciar tratamento dialítico.
Observa-se que a doença tem impacto negativo sobre a qualidade de vida e que a percepção da pessoa sobre a sua saúde por meio de uma avaliação subjetiva de seus sintomas, interfere diretamente na satisfação e adesão ao tratamento. Identificou-se, assim, a necessidade de outros conhecimentos para que se pudesse contribuir para uma assistência que contemplasse as questões psicossociais nos tratamentos propostos.
O objetivo desse trabalho é realizar uma revisão sistemática da literatura internacional em relação a percepção sobre a doença em geral, e a doença renal crônica em pacientes em hemodiálise, entre janeiro de 2011 e maio de 2012, nas base de dados Academic Search Premier e Mediline With Full Text. Foram encontrados 291 artigos utilizando os descritores representação ou percepção sobre a doença, doença renal crônica e hemodiálise – em inglês: illnes representation or illness perception and chronic kidney disease and hemodialysis. Aplicando-se o critério de inclusão e exclusão e verificando aqueles que se repetiam nas duas bases de dados, restaram 17 artigos.
O resultado da análise dos dados coletados identificou que a produção científica a respeito da percepção sobre a doença e a doença renal crônica em pacientes em hemodiálise ainda é limitada, porém vem se desenvolvendo nos últimos anos. Os estudos encontrados usaram majoritariamente o modelo quantitativo. Os artigos analisados foram publicados na área de Psicologia da Saúde. O instrumento mais utilizado nos estudos para avaliar a percepção sobre a doença foi o (IPQR).
Foi possível identificar que na literatura internacional o número de artigos encontrados voltados para esse tema é significativo. Observou-se que conhecer e entender a percepção da doença renal crônica também poderá auxiliar nas informações, orientações e cuidados preventivos para a população em geral.
O estudo aponta que os psicólogos não são protagonistas no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à doença renal crônica, indicando que os esforços para estudar as percepções da DRC auxiliarão todos os profissionais de saúde a entender o que os pacientes pensam e entendem sobre sua doença, bem como a promover estratégias de intervenção mais adequadas para essa população. Ressalta-se que não foram identificadas com clareza percepções específicas da doença renal crônica.
Diante do exposto, é possível visualizar a necessidade de um olhar mais integral ao paciente e incluir a percepção sobre a doença como uma variável importante de ser observada para compreender os comportamentos e as reações dos pacientes frente à doença. Os estudos aqui apresentados e analisados expressam a necessidade de desenvolver conhecimentos e aumentar pesquisas a respeito da DRC. Observou-se que a percepção sobre a doença é subjetiva, significando que os indivíduos desenvolvem diferentes modelos mentais a partir de sua realidade e crenças quanto a sua condição de saúde, o que torna relevante reconhecê-los para identificar e entender os comportamentos relacionados a sua doença e ao tratamento que realizam.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.