Revisão sistemática da literatura sobre ansiedade em estudantes do ensino superior

 

Soares, A. B., Monteiro, M. C. L. M., & Santos, Z. A. (2020). Revisão sistemática da literatura sobre ansiedade em estudantes do ensino superior. Contextos Clínicos, 13(3), 993- 1012. https://doi.org/10.4013/ctc.2020.133.13

 

Resenhado por Jéssica Dantas

O ingresso no ensino superior é a realidade de muitos jovens brasileiros e se configura como um momento permeado por processos de transição e adaptação. Os estudantes se deparam com uma série de mudanças e novos desafios em várias dimensões da vida:  pessoal, acadêmica, social e institucional. Tais exigências adaptativas se tornam potenciais estressores e, muitas vezes, contribuem para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade ou para o agravamento de condições pré-existentes.

A ansiedade pode ser definida como um estado emocional complexo associado a estímulos externos e a situações vivenciadas, geralmente decorrentes de um medo inicial.  A pessoa tende a perceber a situação como incontrolável ou sem possibilidade de previsão de futuras ameaças, desencadeando, assim, uma resposta fisiológica prolongada.  Entre os universitários, onde a literatura já aponta um aumento significativo dos transtornos mentais, a ansiedade apresenta altos níveis de prevalência causando também, em decorrência, efeitos prejudiciais à saúde.

O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura de artigos publicados em periódicos nacionais, no período de 2005 a 2019 sobre transtornos de ansiedade em estudantes universitários. Para isso, foram utilizadas as seguintes bases de dados: Google Acadêmico, SciELO, LILACS e Pepsic. Foram selecionados apenas periódicos com a temática ansiedade em universitários, tendo sido obtidos 37 artigos para o estudo. Os dados foram compilados e filtrados a partir do critério metodológico do modelo PRISMA.

Os resultados apontaram para cinco categorias de publicações: estudos de caracterização (13), intervenção (13), prevalência (5), relato de experiência (2) e construção de instrumento (1). As publicações de maior incidência foram sobre   caracterização e intervenção. Estudos que analisem os fatores relacionados ao transtorno de ansiedade e que descrevam os efeitos de intervenções são fundamentais por proporcionar ferramentas e estratégias para ações no contexto universitário. Os estudos de prevalência apontaram maiores taxas de estresse psicológico grave, ideações suicidas e transtornos de ansiedade na população universitária. Além disso, a ansiedade esteve mais associada ao sexo feminino. Já os estudos de relato de experiência contribuem com propostas de intervenção psicológica para auxiliar os discentes em sua experiência de transição acadêmica. Por fim, foi possível observar lacunas relacionadas aos estudos de instrumentos, que podem ser explicadas pela preferência que tem sido dada à adaptação de instrumentos em detrimento da construção.

Estudos que ampliem o conhecimento sobre os determinantes dos transtornos de ansiedade em estudantes universitários são fundamentais para a psicologia da saúde, pois auxiliam o desenvolvimento de intervenções que intencionem a melhoria da experiência adaptativa dos alunos. Contribuindo, assim, para a redução dos altos índices de transtornos psicológicos nessa população e dos reflexos negativos na vivência acadêmica, como baixos níveis de desempenho acadêmico e evasão.

                         

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.