Assistir TV ao final do dia pode aumentar nível de estresse
Postado por Iracema Freitas
O
hábito de sentar e assistir a TV para relaxar recebe um outro sentido após
pesquisa conduzida pela Johannes Gutenberg University Mainz, na Alemanha com
471 entrevistados. Estes relataram tensão e culpa por estarem na frente da
televisão quando deveriam usar aquele tempo para alguma atividade produtiva,
aspecto que contribuiu para o aumento do estresse, e não para redução de tensão
como se hipotetizava
Link: http://saude.terra.com.br/bem-estar/assistir-tv-ao-final-do-dia-pode-aumentar-nivel-de-estresse,b0eba1e73c6a7410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html
Depois de um longo dia de trabalho, sentar no sofá e assistir televisão parece ser uma boa ideia para reduzir o estresse. No entanto, um novo estudo descobriu que, em vez de ajudar a relaxar, o hábito pode piorar a situação. As informações são do Daily Mail.
A pesquisa, conduzida pela Johannes Gutenberg University Mainz, na Alemanha, descobriu que as pessoas que atingiram altos níveis de estresse no trabalho e assistiram televisão ou jogaram vídeo game se sentiram culpadas em vez de relaxadas ou recuperadas.
Para a pesquisa, os estudiosos entrevistaram 471 pessoas sobre como elas se sentiam depois do trabalho e o que faziam para relaxar no final do dia. Os pesquisadores notaram que aquelas que estavam particularmente cansadas após o expediente mostraram maior tendência a sentir que haviam "sucumbido" ao desejo de assistir televisão ou jogar vídeo game. Este grupo de pessoas também reportou que estes hábitos as impediram de cuidar de tarefas mais importantes.
Estudos anteriores apontavam que assistir televisão ou jogar vídeo game ajudavam as pessoas a se desligar do trabalho e relaxar. Essas pesquisas também mostravam que ganhar um jogo ou assistir a um filme que provocasse reflexão oferecia às pessoas a sensação de controle durante o lazer, fazendo com que se sentissem mais energizadas. A pesquisa também concluiu que as pessoas que se sentiam mais cansadas e, por isso, poderiam ser mais beneficiadas pelo relaxamento em frente à TV, na verdade, experimentavam ainda mais sentimento de culpa por considerar o hábito como um sinal de falha em relação ao auto-controle. "A culpa diminui os efeitos positivos da tentativa de relaxamento e reduz a recuperação e a vitalidade", explicou o estudo, publicado no Journal of Communication.
"Isso demonstra que, na vida real, a relação entre o uso da TV ou do vídeogame e o bem-estar é complicado e que esses hábitos podem entrar em conflito com outros, menos prazerosos, mas mais importantes", disse Leonard Reinecke, um dos autores do novo estudo.
Nenhum comentário: