Crianças que não enfrentam seus medos têm risco maior de ansiedade

23:34
Postado por Rafael Matos

Atualmente, a ansiedade é compreendida como um estado emocional típico dos seres humanos, constituída por componentes psicológicos e fisiológicos. Ela passa a ser prejudicial à saúde quando se torna desproporcional ao estímulo a que se refere, ou nos casos em que não há um desencadeador específico. Segundo o DSM-IV (1994), os transtornos de ansiedade incluem: Fobia Social, Transtorno do Pânico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Agorafobia, Fobias Específicas e Transtorno de Estresse Pós-traumático. Todos estes transtornos estão relacionados à emoção primária e geradora da ansiedade: o medo. Nesse sentido, como sinaliza o presente estudo, situações que provocam medo, ou melhor, a evitação destas situações em detrimento de seu enfrentamento durante a infância pode futuramente levar a sentimentos ansiosos patológicos.        
Um novo estudo da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, descobriu que crianças que, em vez de enfrentar, evitam situações das quais sentem medo são aquelas que apresentam um maior risco de ter ansiedade. Segundo os autores dessa pesquisa, esse achado é importante, pois poderá ajudar os profissionais a identificarem melhor quem são as crianças mais propensas a ter esse transtorno e, assim, direcioná-las a abordagens que previnam a ansiedade. O trabalho foi publicado na edição deste mês do periódico Behavior Therapy.Participaram da pesquisa mais de 800 jovens de sete a 18 anos. Para realizar o estudo, os pesquisadores desenvolveram dois questionários, um que deveria ser respondido pelas crianças e outro, por seus pais. Ambos os relatórios tinham como objetivo avaliar as medidas de precaução tomadas pelas crianças. Ou seja, a equipe desejava saber se esses jovens, quando sentiam medo de alguma coisa, enfrentavam a situação depois ou simplesmente tentavam manter-se afastados dela o máximo possível.Uma das conclusões da pesquisa foi a de que mensurar essa precaução das crianças pode ajudar a determinar o risco de elas terem ansiedade. Isso porque, um ano após a realização do estudo, a maioria dos jovens manteve seus níveis de ansiedade estáveis – ou seja, muito baixos. No entanto, entre os participantes que costumavam evitar situações em que sentiam medo, esses níveis tenderam a crescer depois de 12 meses.No artigo, os pesquisadores explicam que crianças que evitam enfrentar os seus medos sofrem, pois não sabem que eles podem ser administrados. Assim, para alguns jovens, determinados temores podem se intensificar de tal forma que se tornam parte de um transtorno de ansiedade. "Quando as crianças começam a evitar situações de medo, a ansiedade pode se tornar particularmente incapacitante, impedindo a participação dos jovens em atividades diárias", escreveram os autores em um comunicado da Clínica Mayo.De acordo com os pesquisadores, terapias cognitivas e comportamentais são capazes de ajudar crianças que evitam situações das quais sentem medo — os pais dos 25 jovens que participaram do estudo e que foram submetidos a essa abordagem relataram que a frequência desse problema foi reduzida pela metade em um período de um ano. Por isso, concluiu a equipe, essa terapia pode ajudar a prevenir a ansiedade em crianças que apresentam esse comportamento.

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