'Novembro Azul' conscientiza sobre prevenção do câncer de próstata.

11:47
Postado por Geovanna Souza
Outubro foi o mês de combate ao câncer de mama e novembro está se colorindo de azul para lembrar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata está entre as doenças que mais acometem homens no Brasil e mundo. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), referentes a 2014, este tipo de câncer representa 70% dos diagnósticos de câncer em homens brasileiros, registrando em média 70 mil novos casos por ano no país e mais de 13 mil mortes. Sendo assim, é importante conscientizar homens acima de 45 anos a procurar um especialista e realizar os exames preventivos, a fim de diminuir o índice de morbimortalidade masculina e, ainda, traçar estratégias mais eficazes de adesão ao exame do toque retal, que ainda é cercado por muito preconceito.
Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/11/novembro-azul-conscientiza-sobre-prevencao-ao-cancer-de-prostata.html


Exames devem ser feitos regularmente após os 50 anos, diz médico. Chance de cura é alta quando doença é descoberta em estágio inicial.
A prevenção e o combate ao câncer de próstata são o mote para a campanha do 'Novembro Azul'. O mês foi escolhido para lembrar da importância dos exames de prevenção, já que o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro. A campanha, que busca conscientizar os homens para a prevenção da doença, foi destaque no Bom Dia Pernambuco desta quinta-feira (5).
De acordo com o urologista Tibério Moreno Júnior, os homens devem fazer exames de prevenção regularmente, a partir dos 50 anos. “O exame rotineiro de próstata compreende o exame de sangue e o toque retal. A conjunção desses dois exames nos dá uma acurácia em torno de 90% da suspeita do câncer de próstata”, explica.
Moreno Júnior aponta também que o exame de toque é importante porque é a partir dele que se detectam os tumores da doença quando ainda estão em fase inicial. “O tumor avança e pode crescer e chegar no ponto de invadir órgãos adjacentes. Os tumores no estágio inicial a gente tem como tratar e curar, com chance de cura altíssima”, destaca o médico.
Os homens que estão na idade de risco também devem ficar atentos a possíveis sintomas da doença, como dificuldade de urinar ou diminuição da força do jato da urina, por exemplo. Além de hospitais, os exames preventivos também podem ser realizados em postos de saúde.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.