“Forte é o novo magro”: Uma análise de conteúdo das imagens #inspiraçãofit no Instagram

 

Tiggemann, M., & Zaccardo, M. (2018). ‘Strong is the new skinny’: A content analysis of #fitspiration images on Instagram. Journal of Health Psychology23(8), 1003-1011. https://doi.org/10.1177/1359105316639436

Resenhado por Maísa Carvalho

O Instagram (IG) é atualmente a rede social mais utilizada no mundo, contando com mais de 1 bilhão de usuários. Além disso, privilegia o uso de fotos como a principal forma de interação entre os usuários. Estudos vêm evidenciando a relação entre transtornos alimentares (TA) e de imagem (TI) com a internalização de um padrão de beleza ideal, que vem sendo favorecido pelo uso dessa e de outras redes sociais. Nessa perspectiva, surgiu uma tendência denominada “inspiração fit”, corrente no IG, que consiste em imagens que motivam as pessoas a se exercitarem e possuírem um estilo de vida saudável. Contudo, a maioria dessas imagens mostram pessoas – sobretudo mulheres – magras e definidas, que sustentam o padrão de beleza em voga. Nesse cenário, o presente estudo examinou características de imagens “inspiração fit” postadas no IG e investigou aspectos problemáticos que poderiam contribuir para o desenvolvimento de transtornos de imagem.

Foram selecionadas 600 imagens no IG marcadas com a hashtag “inspiração fit”. Em seguida, foram codificadas, primeiramente, em três categorias: pessoas, comidas ou outros. Posteriormente, foram subcategorizadas. A categoria “comida” foi dividida em “saudável” ou “não saudável”; “pessoas” em “gênero” (masculino, feminino ou ambos), “adiposidade” (magro, médio ou acima do peso), “grau muscular” (pouco ou nenhum, definição visível ou alto nível de definição), “atividades” (posar relacionado ou não ao condicionamento físico, posar participando de atividades físicas, posar para modelar em competições ou posar para um antes e depois), “objetificação” (destacando uma parte específica do corpo, posando de maneira sexy ou sem deixar a cabeça/rosto ausente ou pouco visível); “outros” em “conteúdo do texto” (inspirador – relacionado ou não a conteúdos fitness –, e outro – qualquer texto) e “conteúdos disfuncionais” (com textos extremos que poderiam encorajar atitudes e comportamentos não saudáveis associados ao corpo, dieta ou exercícios).

A maioria das imagens foram de pessoas (63,7%), em seguida de comida (19%) e outros (17,3%). Em relação às imagens das pessoas e suas características físicas, a maior parte foi de mulheres (67,3%), magras (75,2%) e visivelmente definidas (56,2%). Os homens (28,8%) apareceram nessa categoria com peso médio (98,6%) e alto nível de definição muscular (60%). A categoria de atividades foi composta, em sua maioria, por poses, em que mulheres (25,7%) e homens (27,3%) estavam envolvidos em alguma atividade física. Quanto à objetificação, a maior parte (56%) mostrou ao menos um dos tipos de objetificação tanto para mulheres (54,1%) quanto para homens (64,4%). A pose “sexy” foi adotada mais por mulheres (25,7%) do que por homens (10%). Por fim, a categoria associada aos conteúdos de texto (17,6% das imagens totais) explanou, em sua maioria, conteúdos positivos e gerais (58,5%) seguidos por conteúdos inspiradores relacionados à atividade física (39,6%). Deles, 11,3% foi considerado potencialmente disfuncional.

Os resultados apontaram, especialmente, o quanto as mulheres são afetadas pela “inspiração fit” e o quanto é sutil, no IG, a pressão para se ter um corpo enquadrado nos ideais de beleza através desse fenômeno, já que é pouco provável a identificação em meio a pouca variabilidade de corpos expostos nessa rede social. Entendeu-se que esses movimentos psicológicos são fator de risco para o desenvolvimento de TI e TA, pois, ainda que em menor percentual, foram encontrados conteúdos disfuncionais na análise. Nesse sentido, a Psicologia da Saúde pode intervir com ações preventivas utilizando programas de literacia em mídia que enfoquem o uso saudável das redes sociais, sobretudo com crianças e adolescentes, que começam a utilizar as mídias sociais cada vez mais cedo.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.