Uma meta-análise dos efeitos da personalidade do professor em sua efetividade e burnout
A meta-analysis of the effects of teacher personality on teacher effectiveness and burnout
Kim, L. E., Jörg, V., & Klassen, R M. (2019). A meta-analysis of
the effects of teacher personality on teacher effectiveness and burnout. Educational Psychology Review, 31, 163-195.
https://doi.org/10.1007/s10648-018-9458-2.
Resenhado por Luana C. Silva-Santos
Professores são figuras importante no
processo ensino-aprendizagem, além do seu papel óbvio relacionado ao ensino têm
sido associados ao desenvolvimento acadêmico dos alunos em geral, com potencial
para impulsionar o resultado educacional de alunos. Assim, é de extrema
importância entender que características possuem os professores eficazes em
suas práticas e que mantém a energia e motivação para o trabalho. Neste
sentido, os autores buscaram examinar à luz da teoria dos cinco grandes fatores
de personalidade (big five) quais
fatores se relacionam à autoeficácia e ao esgotamento de professores.
Foi realizada uma meta-análise de 25
estudos que incluíssem as relações entre os fatores do big five (a saber, abertura, conscienciosidade, extroversão,
amabilidade e neuroticismo) e seus níveis de autoeficácia e burnout. Avaliou-se também a influência
de três moderadores: tipo de medida de autoeficácia (avaliações de ensino,
desempenho do aluno, observação em sala de aula, desempenho acadêmico), fonte
do relato de personalidade (auto ou heterorrelato) e nível educacional
instruído (fundamental, médio, superior).
De modo geral, os os cinco fatores
relacionados à personalidade do professor, exceto amabilidade, foram associados positivamente com sua autoeficácia,
especialmente com o moderador relacionado a avaliações de ensino. Além disso, neuroticismo,
extroversão e conscienciosidade do professor foram negativamente associadas ao burnout. Heterorrelatos da personalidade
do professor foram mais fortemente associados aos desfechos do que os autorrelatos.
Não houve diferenças na força das associações entre os níveis de escolaridade
instruídos.
Como limitações, os autores observaram a
necessidade de usar descritores comuns na pesquisa do professor, facilitando a
inclusão de estudos em meta-análises semelhantes. Entretanto, este estudo se
mostra importante ao incitar o estudo da personalidade do professor associada a
dois desfechos de particular relevância da prática acadêmica. Serve como ponto
de partida para estudos futuros que possam observar efeitos imediatos e de
longo prazo, assim como planejar intervenções eficazes nos desfechos pontuados
com vistas a otimizar a qualidade e eficácia do ensino e bem-estar do professor
estando ativo em sua prática.
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