Uma meta-análise dos efeitos da personalidade do professor em sua efetividade e burnout

4 years ago

 

A meta-analysis of the effects of teacher personality on teacher effectiveness and burnout

Kim, L. E., Jörg, V., & Klassen, R M. (2019). A meta-analysis of the effects of teacher personality on teacher effectiveness and burnout. Educational Psychology Review, 31, 163-195. https://doi.org/10.1007/s10648-018-9458-2.

Resenhado por Luana C. Silva-Santos

 

Professores são figuras importante no processo ensino-aprendizagem, além do seu papel óbvio relacionado ao ensino têm sido associados ao desenvolvimento acadêmico dos alunos em geral, com potencial para impulsionar o resultado educacional de alunos. Assim, é de extrema importância entender que características possuem os professores eficazes em suas práticas e que mantém a energia e motivação para o trabalho. Neste sentido, os autores buscaram examinar à luz da teoria dos cinco grandes fatores de personalidade (big five) quais fatores se relacionam à autoeficácia e ao esgotamento de professores.

Foi realizada uma meta-análise de 25 estudos que incluíssem as relações entre os fatores do big five (a saber, abertura, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e neuroticismo) e seus níveis de autoeficácia e burnout. Avaliou-se também a influência de três moderadores: tipo de medida de autoeficácia (avaliações de ensino, desempenho do aluno, observação em sala de aula, desempenho acadêmico), fonte do relato de personalidade (auto ou heterorrelato) e nível educacional instruído (fundamental, médio, superior).

De modo geral, os os cinco fatores relacionados à personalidade do professor, exceto amabilidade,  foram associados positivamente com sua autoeficácia, especialmente com o moderador relacionado a avaliações de ensino. Além disso, neuroticismo, extroversão e conscienciosidade do professor foram negativamente associadas ao burnout. Heterorrelatos da personalidade do professor foram mais fortemente associados aos desfechos do que os autorrelatos. Não houve diferenças na força das associações entre os níveis de escolaridade instruídos.

Como limitações, os autores observaram a necessidade de usar descritores comuns na pesquisa do professor, facilitando a inclusão de estudos em meta-análises semelhantes. Entretanto, este estudo se mostra importante ao incitar o estudo da personalidade do professor associada a dois desfechos de particular relevância da prática acadêmica. Serve como ponto de partida para estudos futuros que possam observar efeitos imediatos e de longo prazo, assim como planejar intervenções eficazes nos desfechos pontuados com vistas a otimizar a qualidade e eficácia do ensino e bem-estar do professor estando ativo em sua prática.

 


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