A (des)construção do conceito ‘infância’.
Postado
por Laís Santos
O
conceito de infância vem sendo modificado ao longo dos anos. No decorrer da
história, a sociedade como um todo, principalmente o meio familiar, passou a estar mais
atento a esta fase do desenvolvimento, interessando-se por questões de saúde, higiene,
educação, socialização infantil, entre outros fatores.
Hoje,
após tantos avanços e com o advento da tecnologia acessível à população, mais
uma vez pais e educadores precisam gerir um novo conceito sobre a infância.
Ultimamente, é muito comum observar a patologização infantil desenfreada, o
acesso sem limites à tecnologia e o distanciamento dos parâmetrossobre a
infância. Concomitantemente a todas essas transformações, nota-se o aumento da
busca por tratamento psicoterápico infantil. Porém, na maior parte das vezes o
problema não está nas crianças, mas nos pais, que não estão preparados para
lidar “da melhor forma”com os seus filhos.
Com isso,
é um papel da Psicologia buscar orientar esses pais, e, também, a população
como um todo, a respeito da importância do desenvolvimento infantil. Além
disso, cabe aos psicólogos agir visando à minimização da patologização de
determinados comportamentos infantis. Em suma, a Psicologia precisa avançar
cada vez mais na produção de conhecimento e, sobretudo, na busca por
intervenções concretas e eficazes que ajudem esses pais e educadores a entender
melhor a infância.
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