Avaliação de motivos para uso de álcool: uma revisão de literatura
Resenhado por Mariana Menezes
Filho, N. H., Teixeira, M. A. P. (2011). Avaliação de motivos para uso de álcool: uma revisão de literatura. Psico, 42 (1), 7-15.
O uso do álcool é frequente em diversos contextos culturais. Para identificar fatores que ajudem a compreender e predizer esse comportamento complexo, construtos psicológicos disposicionais, como expectativas sobre e motivos para uso de álcool são importantes. O estudo da motivação para o uso de álcool envolve a premissa de que um indivíduo que usa álcool considera que os benefícios do uso superam aqueles do não uso da substância. Desse modo, apesar da influência de vários fatores, a motivação é decisiva no comportamento de usar álcool, por isso entender o conceito de motivos envolve distingui-lo de expectativas e esclarecer as diferentes relações de ambos os conceitos com o uso de álcool.
Expectativas sobre o uso de álcool são crenças individuais sobre os efeitos ou consequências do uso da substância. Elas podem ser positivas ou negativas, dependendo se a pessoa considera que o consumo de álcool trará consequências desejáveis ou não. Uma característica importante das expectativas é que elas parecem ser desenvolvidas principalmente a partir de experiências e aprendizagem social. Assim, um indivíduo pode possuir expectativas sobre o uso de álcool mesmo antes de ter tido contato com a substância. A formação de expectativas em um indivíduo pode, por exemplo, se dar a partir da exposição ao comportamento de pessoas de sua família fazendo uso de álcool ou de relatos de outros próximos que já usaram a substância. Motivos para o uso de álcool, por sua vez, indicam em que medida um indivíduo usa álcool para atingir determinadas metas desejadas, sejam elas internas ou externas. Também podem ser definidos em termos de necessidades ou funções preenchidas pelo uso da substância.
Existem diversos instrumentos psicométricos para avaliar motivos para usar álcool. O mais utilizado é o DMQ-R que possui 20 itens e foi desenvolvido para avaliar quatro motivos para usar álcool: social, realce, coping e conformidade. Os motivos de tipo social caracterizam um padrão de uso do álcool para confraternizar, celebrar ou para potencializar interações com outras pessoas, sendo que um exemplo de item dessa dimensão é “Porque ajuda você a curtir uma festa”. Motivos de tipo realce indicam uso com o intuito de aumentar ou induzir um afeto positivo, de modo que um item dessa dimensão é “Porque é divertido”. A dimensão coping remete ao uso de álcool como estratégia de fuga ou esquiva de problemas. Um item característico é “Para esquecer as suas preocupações”. Já a dimensão conformidade indica o uso de álcool como forma de se integrar a um grupo de pessoas que usam álcool, evitando a rejeição. Um exemplo de item é “Para se adaptar a um grupo de que você gosta”. Na prática, um indivíduo pode usar álcool em função de mais de um motivo ao mesmo tempo, pois os motivos são dimensões interrelacionadas.
Portanto, motivos para uso de álcool dizem respeito a um construto psicológico importante e necessário para se entender o complexo comportamento de usar álcool.
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