A resistência psicológica (hardiness) de alunos com alto índice de insônia durante a pandemia de covid-19

 

Totskiy, D., Alekhin, A., Leonenko, N., Pultcina, C., Belyaeva, S., & Guzi, L. (2021). The psychological hardiness of students with a high insomnia index during the covid-19 pandemic. E3S Web of Conferences, 258(07092), 1-11. https://doi.org/10.1051/e3sconf/202125807092

Resenhado por Jéssica Dantas

            A pandemia de covid-19, anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020, configura-se uma situação altamente estressante para toda a população em decorrência de diversos fatores associados, como a necessidade de isolamento social, medo de contaminação, incertezas, etc. Tem-se atribuído o desencadeamento e aumento de distúrbios mentais e somáticos às reações ao estresse do contexto pandêmico.

Dentre esses distúrbios está a insônia, definida como distúrbio do sono relacionado à dificuldade de iniciar ou manter o sono, assim como à qualidade e quantidade necessária para as atividades cotidianas. Problemas com o sono podem ocasionar sérios impactos na saúde física e mental, bem como na qualidade de vida do indivíduo. Nesse contexto, o hardiness, entendido como características de personalidade que permitem a autorregulação somática e psicológica, levando ao amortecimento dos efeitos debilitantes da exposição aos estressores, tem sido considerado um bom preditor para lidar com o estresse no período de pandemia, com reflexos nos níveis de insônia.

O presente estudo objetivou demonstrar a associação entre o nível de hardiness, o risco de insônia e a sensação de ansiedade em um grupo de alunos da Universidade Herzen (São Petersburgo), durante o período de aulas remotas, decorrentes da pandemia de COVID-19. Para isso, foram utilizados seis instrumentos autoaplicáveis através de formulários do Google: questionário sociodemográfico, The Insomnia Severity Index (ISI), Maddy's Hardness test, Multiple Stimulus Types Ambiguity Tolerance Scale-II (MSTAT-II), Test of life-meaning orientations e o The scale "Calmness - anxiety". Participaram do estudo 39 acadêmicos, com idade média de 20 anos, entre os meses de junho e julho de 2020.

Os resultados mostraram que níveis severos de insônia se associaram a menores níveis de hardiness, passividade na tomada de decisão e desamparo. Indicaram também estreita relação entre a qualidade do sono, o hardiness e o nível de calma dos alunos. Baixos níveis de hardiness estiveram associados a maiores experiências ansiosas e altos níveis de hardiness à maior tolerância à incerteza. Diante do exposto, o estudo apontou que o hardiness é capaz de prever o risco de insônia e ansiedade em estudantes universitários.

Estudos sobre variáveis psicológicas relacionadas à capacidade dos adolescentes de lidar com situações estressantes são de extrema relevância para a psicologia da saúde, por se configurarem recursos protetivos importantes diante da exigência de adaptação aos eventos adversos. Além disso, pesquisas nessa temática podem embasar intervenções psicológicas eficazes, reduzindo os impactos na saúde física e mental, desempenho acadêmico e, consequentemente, na qualidade de vida dos estudantes universitários.

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