A resistência psicológica (hardiness) de alunos com alto índice de insônia durante a pandemia de covid-19
Totskiy, D., Alekhin, A., Leonenko, N.,
Pultcina, C., Belyaeva, S., & Guzi, L. (2021). The psychological hardiness
of students with a high insomnia index during the covid-19 pandemic. E3S Web
of Conferences, 258(07092), 1-11. https://doi.org/10.1051/e3sconf/202125807092
Resenhado
por Jéssica Dantas
A pandemia de covid-19,
anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020, configura-se
uma situação altamente estressante para toda a população em decorrência de
diversos fatores associados, como a necessidade de isolamento social, medo de
contaminação, incertezas, etc. Tem-se atribuído o desencadeamento e aumento de
distúrbios mentais e somáticos às reações ao estresse do contexto pandêmico.
Dentre esses distúrbios está a insônia, definida como distúrbio do
sono relacionado à dificuldade de iniciar ou manter o sono, assim como à
qualidade e quantidade necessária para as atividades cotidianas. Problemas com
o sono podem ocasionar sérios impactos na saúde física e mental, bem como na
qualidade de vida do indivíduo. Nesse contexto, o hardiness, entendido
como características de personalidade que permitem a
autorregulação somática e psicológica, levando ao amortecimento dos efeitos
debilitantes da exposição aos estressores, tem sido considerado um bom preditor
para lidar com o estresse no período de pandemia, com reflexos nos níveis de
insônia.
O presente estudo objetivou demonstrar a associação entre o nível
de hardiness, o risco de insônia e a sensação de ansiedade em um grupo
de alunos da Universidade Herzen (São Petersburgo), durante o período de aulas
remotas, decorrentes da pandemia de COVID-19. Para isso, foram utilizados seis
instrumentos autoaplicáveis através de formulários do Google: questionário
sociodemográfico, The Insomnia Severity Index (ISI), Maddy's
Hardness test, Multiple Stimulus Types Ambiguity
Tolerance Scale-II (MSTAT-II), Test of life-meaning orientations e o
The scale "Calmness - anxiety". Participaram do estudo 39
acadêmicos, com idade média de 20 anos, entre os meses de junho e julho de
2020.
Os
resultados mostraram que níveis severos de insônia se associaram a menores
níveis de hardiness, passividade na tomada de decisão e desamparo. Indicaram
também estreita relação entre a qualidade do sono, o hardiness e o nível
de calma dos alunos. Baixos níveis de hardiness estiveram associados a
maiores experiências ansiosas e altos níveis de hardiness à maior
tolerância à incerteza. Diante do exposto, o estudo apontou que o hardiness
é capaz de prever o risco de insônia e ansiedade em estudantes universitários.
Estudos sobre variáveis psicológicas relacionadas à capacidade dos
adolescentes de lidar com situações estressantes são de extrema relevância para
a psicologia da saúde, por se configurarem recursos protetivos
importantes diante da exigência de adaptação aos eventos adversos. Além disso,
pesquisas nessa temática podem embasar intervenções psicológicas eficazes,
reduzindo os impactos na saúde física e mental, desempenho acadêmico e,
consequentemente, na qualidade de vida dos estudantes universitários
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