Lidando com a tristeza pós-feriado em meio ao coronavírus

 

Resenhado por Franciely Santos

 

Boa parte da população está sentindo diferenças nas datas comemorativas e feriados. Por conta da pandemia, algumas tradições festivas foram modificadas ou abandonadas, como medida de contenção do vírus. A restrição de se reunir, por exemplo, gerou sentimentos de estresse e tristeza, e os feriados tendem a exacerbar sintomas de ansiedade e depressão daqueles que já sofrem de algum transtorno, ainda mais quando os mesmos tiveram alguma perda, a lembrança de quem se foi é um gatilho.

O sentimento de tristeza pós-feriado não é consequência do coronavírus, mas para algumas pessoas esse sentimento apareceu pela primeira vez devido ao estresse excessivo e isolamento. Os feriados levam a planejamento e excitação, mas depois vem a necessidade de voltar a rotina, em alguns casos voltar ao trabalho, assim como, a hora das visitas irem embora. Esse reajuste ao cotidiano pode culminar em mudanças de humor, dificuldade de concentração, irritabilidade e preocupação.

Planejar a rotina do pós-feriado, como ter atividades programadas a fazer, pode ajudar a minimizar os sentimentos negativos e permitir o retorno a rotina de maneira menos pesada. Para quem é possível, não voltar ao trabalho logo após os dias festivos, também pode ser uma medida eficaz. Usualmente, a tristeza passa com o reajuste das atividades diárias, caso esses sentimentos persistam, é recomendável procurar os serviços de saúde mental e, concomitante a isso, manter contato com os familiares pode evitar a sensação de isolamento.

 

Fonte: https://www.foxnews.com/health/coping-post-holiday-blues-amid-coronavirus-what-to-look-for

                              

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.