Criando crianças com autoestima elevada
Brummelman, E., & Sedikides, C. (2020). Raising children with high self‐esteem (but not narcissism). Child Development Perspectives, 14(2), 83-89. https://doi.org/10.1111/cdep.12362
Resenhado por Luiz Guilherme
L. Silva.
O desenvolvimento de crianças
é um tema importante para pais e cuidadores. Em relação ao aspecto psicológico,
a autoestima é um construto relevante a ser estudado, uma vez que indivíduos
com altos níveis tendem a ter menos transtornos mentais e menor nível de
sofrimento psíquico. A autoestima se refere à avaliação geral que a pessoa tem
de si. Muitas vezes os cuidadores não sabem como desenvolver a autoestima de crianças
e acabam por influenciar o aparecimento de características como superioridade,
pensamento distorcido da realidade e um senso frágil sobre si, o que
caracteriza o traço narcisista. O estudo sumarizou algumas atitudes de
cuidadores que podem ser benéficas no desenvolvimento da autoestima de crianças
a partir de três pilares: o realismo, o crescimento e a robustez.
O
realismo se refere a cognições realistas quanto a si e seus comportamentos,
visto que os cuidadores não incentivam a ter metas ou crenças que não condizem
com a realidade do indivíduo, como “meu pai diz que sou a menina mais
inteligente que já existiu”. Esse exemplo mostra uma crença de uma criança que
é irreal. Crianças com autoestima saudável tenderão a apresentar visões congruentes
com a realidade e um exemplo disso é a
frase “meu pai diz que sou uma menina muito inteligente”.
O
crescimento diz respeito ao interesse e curiosidade que uma criança tem em se
aprimorar com o tempo. Um indivíduo com autoestima elevada pode até se comparar
aos outros, mas tende a refletir sobre como melhorou determinado aspecto
durante um período. A frase “eu andava de bicicleta com rodinha e hoje não ando
mais” pode exemplificar a reflexão de uma criança em relação ao comportamento
andar de bicicleta. Elas tendem a ser curiosas e demonstrar interesse em
atividades desafiadoras. Em contrapartida, indivíduos que se acham superiores e
diminuem outros, como “mamãe diz que pedalo melhor do que você, porque sou
melhor em tudo”, podem demonstrar comportamentos de superioridade em relação às
demais.
A
robustez se refere aos sentimentos que uma criança tem de si diante do
fracasso. Ela sabe que tem suas qualidades e falhas, ao passo que isso lhe dá
um senso de estabilidade em relação a si. Por outro lado, crianças com
sentimentos instáveis sobre si podem demonstrar arrogância e vergonha frente a
erros. Neste caso, são mais propensas a desenvolverem sintomas de ansiedade e
depressão durante a infância.
O
desenvolvimento psicológico sadio de crianças é um tema relevante para a
Psicologia da Saúde, uma vez que eventos ocorridos na infância podem
desencadear outros no decorrer do curso de vida do indivíduo, fenômeno
conhecido por cascata desenvolvimental. Vale ressaltar que no contexto da
pandemia do novo coronavírus, a autoestima dos indivíduos pode rebaixar devido
ao isolamento social e outros fatores. O foco de estudos referentes à
autoestima na infância é importante, visto que esse construto é considerado um fator
preditivo para transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade, assim como
para o engajamento em atividades sociais e lúdicas com outras crianças. Desse
modo, recomenda-se o estudo da autoestima nessa população considerando o
contexto da atual pandemia da COVID-19 e o isolamento social.
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