A variável mediadora na pesquisa psicológica
Baron, R. M., & Kenny, D. A. (1986). The
moderator–mediator variable distinction in social psychological research:
Conceptual, strategic, and statistical considerations. Journal of Personality
and Social Psychology, 51(6), 1173-1182. https://doi.org/10.1037/0022-3514.51.6.1173
Resenha feita por Luiz Guilherme L.
Silva.
A
mediação é um tipo de análise que representa o mecanismo gerador pelo qual uma
variável independente (VI) é capaz de influenciar uma variável dependente (VD)
por meio de uma variável mediadora (Med). Isso quer dizer que em uma relação
entre três variáveis, a VI influencia, através da Med, a VD. Apesar de os
estudos com variáveis mediadoras não serem recentes, alguns pesquisadores das
ciências sociais e Psicologia usam os termos mediação e moderação de forma
intercambiável. Entretanto, a moderação é uma variável que afeta a direção e/ou
a força entre uma VI e uma VD. O objetivo do presente texto é sintetizar alguns
achados acerca da variável mediadora para que possa facilitar o entendimento de
futuros pesquisadores quanto à inferência causal na pesquisa psicológica.
A
primeira vez que uma variável mediadora apareceu nas discussões em Psicologia
foi no modelo S-O-R, demonstrando que um organismo intervém entre um estímulo e
a produção de uma resposta. A ideia central desse modelo é que os estados
internos do organismo (O) influenciam a elaboração de uma resposta (R) eliciada
por um estímulo (S). Assim, é possível dizer que uma Med pode ser considerada
como tal quando explica relação entre um preditor e um desfecho. Graficamente,
a mediação é composta por um sistema tripartite, na qual existem duas setas que
apontam para a VD (vide Figura 1): o impacto da VI na VD (seta c) e o impacto da Med na VD (seta b). Além dessas duas, há uma terceira
que é responsável pela influência da VI na Med (seta a).
Para
que uma variável seja considerada Med, é necessário atender a algumas
condições: a variação na VI precisa explicar de modo significativo à variação
na Med presumida; a variação na Med explica de modo significativo pela variação
na VD e; quando a e b são controlados, a relação prévia
entre VI e VD que era significante, perde a relevância estatística, com a maior
demonstração de mediação sendo observada quando c = 0. Contudo, é necessário ressaltar que, em Psicologia, os
fenômenos observados são multicausais e, diante desse fato, será mais realista
procurar as Med que diminuam c em vez
de eliminar totalmente a relação direta entre VI e VD. Pode ser observado,
assim, que uma redução significativa demonstra que uma dada Med é potente,
mesmo que o efeito de c não se reduza
a 0.
Diversos
pesquisadores da Psicologia encontram dificuldades para obter uma formação
pautada na prática baseada em evidências. Um desses obstáculos é o despreparo
para a leitura, interpretação e replicação de dados, visto que poucas graduações
nesse campo fornecem cursos de estatística aplicada à Psicologia ou temas
relacionados. Diante disso, muitos pesquisadores precisam aprender sozinhos.
Para mitigar essa carência, é necessário que os departamentos de Psicologia
insiram matérias relacionadas a essa temática a fim de suprir essa lacuna na
formação de futuros psicólogos.
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