Diálogos internos positivos

 

Vilhena, E., Ribeiro, J. L. P., Silva, I., Pedro, L., Meneses, R. F., Cardoso, H., Martins-da-Silva, A. & Mendonça, D. (2014). Fatores psicossociais preditivos de ajustamento à vida de pessoas com doenças crônicas. Psicologia, Saúde & Doenças, 15(1), 220-233. http://dx.doi.org/10.15309/14psd150118

 

Postado por Beatriz Oliveira

 

A experiência emocional está relacionada à saúde mental e física das pessoas e pode ser analisada a partir de dois fatores: os afetos positivos, como a confiança, a alegria e o entusiasmo, e os afetos negativos, como o medo, a raiva e a culpa. Esses afetos constituem o aparato emocional do bem-estar e da qualidade de vida, bem como estão associados aos comportamentos adaptativos e desadaptativos. Quando se trata de quadros de adoecimento, pesquisas demonstram que pessoas mais ativas e com mais afetos positivos apresentam uma melhor saúde mental e um melhor bem-estar geral.

Mas como esses afetos podem ser desenvolvidos e moldar os comportamentos? A partir de uma conversa saudável e positiva, o vídeo a seguir apresenta como as crenças podem influenciar as emoções e atitudes, além de estabelecer uma maior segurança e motivação.

 


  

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.