Mulheres relacionam falta de desejo sexual à aspectos psicológicos e socioculturais
Postado por Alexsandra Macedo
Na maioria dos casos de mulheres que se queixam de falta de desejo sexual, a demanda está relacionada a aspectos psicológicos. Somente em uma pequena porcentagem esse problema está relacionado a questões orgânicas. Esta notícia aborda os sintomas provocados por essa perturbação na libido e informa que tal disfunção independe da faixa etária da mulher.
Segundo um estudo recente, 48,5% das mulheres que procuram atendimento médico por conta de disfunções sexuais se queixam de falta ou diminuição do desejo sexual.
A pesquisa, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pelo Centro de Referência e Especialização em Sexologia (Cresex), analisou 455 pacientes do ambulatório do Hospital Estadual Pérola Byington e concluiu que, das mulheres observadas, apenas 13% tiveram os distúrbios ligados à causas orgânicas - como alterações hormonais ou problemas ligados a outras doenças - enquanto a grande maioria relaciona a condição à aspectos psicológicos e socioculturais.
“O tratamento das disfunções sexuais, em geral, é realizado por meio de terapias comportamentais cognitivas. Já o uso de medicamento só é indicado quando a causa orgânica dos problemas é identificada”, afirma a coordenadora do Cresex, Tânia das Graças Mauadie.
Nenhum comentário: