La Psicología Positiva: Investigación y aplicaciones

                                                                                                       Resenhado por Maisa Silva
Park, N., Peterson, C., & Sun, J. K. (2013). La psicología positiva: investigación y aplicaciones. Terapia psicológica, 31(1), 11-19.

A Psicologia Positiva é um movimento recente na tradicional Psicologia, tendo como objetivo o estudo e a promoção dos aspectos pessoais positivos para uma vida melhor e mais saudável, desviando o foco somente na reparação de problemas. Ademais, ela busca entender porque algumas pessoas se destacam mais do que outras mesmo quando apresentam semelhanças nas características contextuais de adversidades.
O principal esquema proposto pela Psicologia Positiva para descrever e entender em que consiste o bem-estar subjetivo se divide em quatro áreas que estão inter-relacionadas, sendo elas: 1- a experiências subjetivas positivas (felicidade, plenitude, flow); 2- os traços individuais positivos (fortalezas do caráter, talentos, interesses, valores); 3- as relações interpessoais positivas (amizade, casamento, companheirismo) e 4- as instituições positivas (famílias, escolas, negócios, comunidades). Com base nisso, os pesquisadores desta área acreditam que o bom funcionamento da vida é o resultado da combinação destes quatro elementos.
As investigações feitas pela pesquisa nos mostram algumas características que podem construir uma vida próspera e resiliente, tais como: emoções positivas e satisfação com a vida; otimismo/pensamento positivo; traços positivos; relações sociais positivas; propósito/significado de vida e amabilidade/generosidade. Tais características pessoais, sociais e culturais foram identificadas como uma maneira não só para superar as adversidades, mas também para promover a qualidade de vida e o bem-estar.
Por fim, em razão da Psicologia Positiva ser um movimento recente da Psicologia, ainda apresenta poucos estudos empíricos sobre a sua eficácia. Contudo, vem ganhando espaço por diferenciar-se da Psicologia tradicional focada na reparação de problemas. Assim, é interessante que cada vez mais os Psicólogos procurem estudar sobre este novo enfoque, em especial os Psicólogos da Saúde, visto que os aspectos positivos e a promoção de saúde estão inter-relacionados e podem indica-los possíveis caminhos para uma prática profissional com melhores resultados.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.