Psicologia Positiva ajuda pessoas a construírem uma vida mais feliz
Postado por Maisa Silva
Um
dos desafios da Psicologia Positiva é procurar entender os motivos que levam
algumas pessoas a terem mais sucesso que outras. Para isso, estuda aspectos
positivos - tais como alegria, inspiração, gratidão – a fim de
compreender como tais características influem na vida do indivíduo e do seu
bem-estar.
Todos os dias pessoas acordam em busca da felicidade, definida pelo dicionário como o estado de uma consciência plenamente satisfeita. Esse estado, no entanto, não é um conceito pronto, variando de pessoa a pessoa. O que a psicologia diz é que, antes de perseguir a felicidade, precisamos desenvolver formas de semeá-la, como explica o psicólogo Armando Ribeiro, coordenador do Programa de Avaliação do Estresse da Beneficência Portuguesa de São Paulo. “O mais importante é a busca pelo aumento da resiliência frente as adversidades, do bem-estar e de uma melhor qualidade de vida, que culminarão em um estado de felicidade autêntica”, conta.Essa fórmula não é tão simples quanto parece, mas tem na Psicologia Positiva, ramo de estudo que procura compreender o que faz a vida valer a pena, uma aliada. O psicólogo explica que, por meio de práticas meditativas (principalmente da atenção plena ou mindfulness, em inglês) e exercícios de autorreflexão e de autoconhecimento, é possível construir uma vida cheia de significado e propósito.
Essa construção é especialmente bem-vinda – e necessária – no momento atual, quando os índices de estresse são tão altos, o estresse crônico é o grande inimigo da percepção da felicidade e um dos principais responsáveis pelo empobrecimento da qualidade de vida. E quando há ausência da percepção da felicidade por muito tempo, pode ser um importante sinal de que algo não vai bem. Nesses casos, é preciso buscar avaliação psicológica e médica para compreender o que torna a vida tão difícil. “Não é a ausência de problemas que traz felicidade, mas a forma como as pessoas lidam com os problemas. A Psicologia Positiva trabalha para desenvolver atividades intencionais responsáveis por promover o aumento do bem-estar”, diz.
Apesar da procura pela psicoterapia ser frequentemente motivada para tratar doenças e problemas comportamentais, através da Psicologia Positiva o resultado é mais abrangente. O psicólogo conta que as estratégias terapêuticas baseadas na Psicologia Positiva podem ser complementares a psicoterapia tradicional ou de forma especializada para todos que buscam aumentar a percepção de felicidade, do bem-estar e da qualidade de vida. “Além de tratar o que não vai bem, podemos fortalecer as forças pessoais”, conclui.
Nenhum comentário: