Why Positive Psychology is necessary?

Resenhado por Mariana Menezes

Sheldon, K. M., & King, L. (2001). Why Positive Psychology is necessary? American Psychologist, 56(3), 216-217. doi: 10.1037//0003-066X.56.3.216

Psicologia Positiva é o estudo científico das forças e das virtudes humanas que tem como objetivo identificar quais são as habilidades humanas que contribuem para um funcionamento melhor e mais adaptado. A Psicologia Positiva também busca explicar como algumas pessoas, mesmo enfrentando grandes dificuldades, conseguem viver bem.
Boa parte dos cientistas tem uma visão reducionista da psicologia e alimentam certo preconceito em torno da Psicologia Positiva, não a entendendo como algo importante a ser estudado. A maioria dos psicólogos tem focado nos aspectos negativos, no diagnóstico e no tratamento de doenças, preconceitos, violência, etc. e por isso, sabem pouco sobre como incentivar os aspectos positivos do ser humano, as suas capacidades, habilidades e emoções positivas. No entanto, é preciso combater esse viés de negatividade, uma vez que a psicologia positiva é uma perspectiva mais aberta e sensível às potencialidades, motivações e capacidades humanas.
A psicologia positiva deve formular e responder questões tais como: “Por que emoções positivas são tão importantes”? Uma resposta promissora para esta questão seria: as emoções positivas facilitam a criação de competências e recursos adaptativos importantes; ou “Por que a maioria dos seres humanos é satisfeita com as suas vidas apesar das dificuldades que enfrentam”? Talvez seja por causa da resiliência humana que é capaz de contribuir com notáveis ​​capacidades de ajustamento; e ainda “Porque algumas pessoas são mais felizes que outras”? Pesquisas têm encontrado que pessoas felizes apreciam o que elas têm, sem se deter sobre o que elas não têm.
Em suma, os temas em Psicologia Positiva ainda têm sido pouco estudados cientificamente. No entanto, é importante frisar que os conhecimentos e interpretações positivas e otimistas podem ser tão precisos quanto qualquer outro tipo de conhecimento. Assim, os psicólogos devem concentrar mais atenção nos aspectos positivos da natureza humana a fim de conhecer o melhor e não apenas o pior das pessoas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.