Estresse no trabalho, recuperação ‘insatisfatória’ e burnout em professores

 

Work stress, poor recovery and burnout in teacher 

 

Gluschkoff, K., Elovainio, M., Kinnunen, U., Mullola, M., Hintsanen, M., Keltikangas-Järvinen, L., & Hintsa, T.  (2016). Work stress, poor recovery and burnout in teacher. Occupational Medicine, 66(7), 564-570. doi: 10.1093/occmed/kqw086. 

 

Resenhado por Luana C. Silva-Santos 

 

Profissões como a docência são comumente associadas na literatura à sobrecarga de trabalho e ao esgotamento profissional, mais conhecido como burnout. Tão importante quanto entender as causas que levam ao esgotamento é compreender os mecanismos mediadores relacionados a sua dinâmica. Um dos possíveis mediadores apontados na literatura é a recuperação insatisfatória ao estresse associado a condições profissionais como a sobrecarga. A recuperação ao estresse refere-se a todas as atividades e experiências que amenizam os efeitos negativos da tensão e restauram os recursos pessoais de uma pessoa. Como mediadora da relação estresse percebido e burnout, os autores explicam que não é a situação estressora em si que leva ao burnout mas o fracasso em tentar recuperar-se de tal situação estressora. Assim, objetivaram investigar se (i) o alto desequilíbrio entre esforço e recompensa influencia nas dimensões do burnout, (ii) o alto desequilíbrio entre esforço e recompensa influencia na recuperação insatisfatória ao estresse, (iii) recuperação insatisfatória ao estresse e problemas de sono influenciam nas dimensões do burnout e (iv) a associação entre desequilíbrio entre esforço e recompensa é mediada por recuperação insatisfatória e problemas de sono. 

Foi realizado um estudo transversal com 76 professores finlandeses de ensino fundamental. Para investigar o burnout utilizou-se o Maslach Burnout Inventory (MBI), o estresse no trabalho foi conceituado a partir do ‘modelo  de desequilíbro esforço-recompensa’ (Effort-Reward Imbalance em inglês, ERI), a recuperação ao estresse foi avaliada pelo Recovery Experience Questionnaire (REQ) e os problemas de sono foram observados pelo Jenkins Sleep Problems Scale. Os resultados demonstraram que alto ERI foi associado a todas as dimensões do burnout. Além disso, recuperação insatisfatória ao estresse mediaram parcialmente a relação entre ERI e a dimensão do burnout eficácia profissional. Já ter problemas de sono funcionou como mediadora parcial da relação entre ERI e a dimensão exaustão do burnout. 

A sobrecarga de trabalho é uma característica de profissões como a docência e fortemente associada à recuperação insatisfatória ao estresse. Nesse sentido, construir estratégias de intervenção direcionadas aos mediadores da relação estresse e burnout como recuperação insatisfatória e os problemas de sono permitem atuação pontual e eficaz que além de otimizar tais variáveis refletem no desfecho burnout, reduzindo sua prevalência. 



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