Por que as pessoas não usam máscaras?

 

Resenhado por Mariana Serrão 

 

Apesar dos números de infectados pelo Covid-19 ainda permanecerem altos em parte do mundo, principalmente no Brasil e Estados Unidos (EUA), foi possível notar em manifestação realizada dia 30/07/2020 nos EUA. Entretanto isso não acontece somente lá, é comum perceber pessoas não usando máscaras ao sair na rua, mesmo seu uso sendo obrigatório. 

Mediante reportagem realizada na manifestação o motivo para o não uso de máscara pelos manifestantes condiz como sendo apenas uma falsa esperança de que está tudo bem, muitos afirmaram duvidar da pandemia. Além disso, discurso controverso do governo parece influenciar, ao passo que eles recomendam o uso de máscara, mas em seguida mudam o discurso falando de possíveis medicações e descartam o uso de máscara em seu discurso. 

Enquanto isso, os estudos que comprovam que as máscaras têm um papel importante na proteção da contaminação pelo Covid-19 aumentam. Um estudo de caso de pesquisadores australianos publicado em julho na revista Thorax descobriu que uma máscara cirúrgica de três camadas reduziu visivelmente as gotículas dispersas ao falar, tossir e espirrar. 

 O uso de máscaras não diminui a necessidade das medidas de isolamento e cuidados de higienização, mas é uma medida muito importante para ajudar a conter a infecção, principalmente neste contexto de reabertura e retomada das atividades. É fundamental a verificação de qualidade das máscaras pois a sua eficácia é distinta de acordo com o tipo da máscara. Vale ressaltar também que a máscara deve ficar no rosto, não deve ser tocada nem retirada enquanto o indivíduo estiver em locais públicos. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.