Significações relacionadas à cirurgia bariátrica: Estudo no pré e pós-operatório

Silva, C., & Faro, A. (2015). Significações relacionadas à cirurgia bariátrica: Estudo no pré e pós operatório. Salud & Sociedade, 6(2), 156-169. doi:10.22199/S07187475.2015.0002.00004

Resenhado por Mariana Serrão

     Segundo o Ministério da Saúde, em 2008,34% da população brasileira apresentava sobrepeso e ainda estimava-se que em 2015 (2,3 bilhões) de pessoas estariam com sobrepeso. A cirurgia bariátrica e metabólica é realizada no aparelho digestivo, considerada a última opção depois de fracassos com dietas, remédios e atividades físicas. A cirurgia também só é feita quando exibe menor perigo em relação à saúde atual do indivíduo devido ao sobrepeso. A indicação da cirurgia bariátrica é baseada em três critérios: índice de massa corpórea, comorbidades e o critério “tempo de doença”.
     Uma equipe de profissionais está envolvida na avaliação da realização da cirurgia bariátrica, dentre eles, o psicólogo. A psicologia tem um papel fundamental na mensuração da aptidão do indivíduo em relação à cirurgia, posto que as mudanças não são apenas alimentares, mas também comportamentais. A atuação do psicólogo pode ocorrer antes, durante e depois da cirurgia.
       O psicólogo da saúde tem como objetivo contribuir para a melhoria do bem-estar dos indivíduos, bem como auxiliá-los na busca do aumento da frequência de hábitos saudáveis. Além disso, visam a incluir no projeto de vida dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica conjuntos de atitudes e comportamentos ativos, que promovam a saúde e previnam as doenças, bem como aperfeiçoar técnicas de enfretamento no processo de ajustamento ao adoecer e às suas possíveis consequências.
       O estudo objetivou verificar o significado atrelado a pacientes bariátricos, tanto no pré quanto no pós-operatório. Os indivíduos moravam na cidade de Aracaju - SE e foram divididos em grupos pré e pós operatório. O primeiro foi composto por oito mulheres e dois homens, com média de idade de 37,4 anos (DP = 12,56), o segundo grupo formado por sete mulheres e três homens, com média de idade de 34 anos (DP = 11,77).
     Como instrumento utilizou-se um roteiro de entrevista que considerava seis eixos temáticos: 1. Motivos/motivações para se fazer a cirurgia; 2. Expectativas no pós-operatório; 3. Mudanças observadas após a cirurgia; 4. A preparação no pré-cirúrgico; 5. Vida no pós-operatório; 6. Importância do psicólogo no processo. A amostra foi composta por pessoas que foram indicadas à pesquisa. Para a análise de dados textuais das entrevistas operou-se o programa Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ).
      O resultados exibiram como classe predominante citada pelos respondentes as motivações sociais (43,9%).  O conteúdo dessa classe centrou nas limitações trazidas pelo sobrepeso e a preocupação com imagem corporal. Em relação à análise de similitude destacaram-se as palavras associadas ao psicólogo, tais como: ‘importância’, ‘importante’, ‘pessoa’, ‘achar’, ‘mudar’, ‘gente’, ‘vida’, o que confirma ainda mais o desejo de transformação.  Essa ideia pode ser resumida na sentença “Acho o psicólogo importante, pois a gente vai mudar de vida”. Por fim, o grupo pré-operatório julgou valer à pena o procedimento para se livrar do sofrimento social e físico que o peso carrega, já o grupo pós-operatório não falou de preconceito e dificuldades sociais, sugerindo uma melhoria nesses quesitos.
     Evidenciou-se a importância do psicólogo nesse contexto, pois tanto quem realizou quanto quem vai realizar a cirurgia tem expectativa de mudança de hábitos e comportamentos, visando a uma vida melhor após a cirurgia, além de ter como objetivo manter o peso adequado após o procedimento.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.