Satisfação de usuários com o atendimento hospitalar em Aracaju/SE
Ricardo, M. de Brito, A. & Faro, A. (2016).
Satisfação de usuários com o atendimento hospitalar em Aracaju/SE. Clínica
& Cultura. 5(1), 44-52.
Resenhado
por Renata Fontes
O
Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), lançado em
2014 pelo Ministério da Saúde, considera como hospital humanizado aquele em que
sua estrutura física, humana e administrativa preconiza a valorização do
paciente, garantindo-lhe um atendimento de elevada qualidade. A humanização presente na Constituição
Federal Brasileira garante a todos o acesso à assistência à saúde de forma resolutiva,
integral e igualitária.
A
percepção dos pacientes sobre os serviços é um dos elementos para a avaliação
da qualidade em saúde, entendida como medida subjetiva, porém mensurável, a
partir do fornecimento das expectativas dos usuários e suas percepções sobre o
atendimento. A literatura tem apontado que usuários que demonstram maior
satisfação tendem a continuar utilizando os serviços de saúde e recomendá-los (Ricardo,
Brito, & Faro, 2016).
O
presente estudo objetivou avaliar, sob a percepção dos usuários, a qualidade da
estrutura e do atendimento dos serviços do Hospital de Urgência de Sergipe
(HUSE), validando-se a Escala de Satisfação do Usuário de Serviços Hospitalares
(ESUSH). A pesquisa contou com a participação de 182 usuários do HUSE. Os
instrumentos utilizados incluíram o Questionário de Satisfação do Usuário, baseado
no instrumento utilizado por Seleghim, Teixeira, Matsuda e Inoue (2010), um
questionário socioeconômico e clínico. A análise dos dados foi feita através do
programa SPSS (v. 20), por meio do qual foi possível obter frequências absoluta
e percentual, médias e desvio padrão.
A
amostra foi constituída em sua maioria pelo sexo masculino (n = 109; 59,9%), com idade mediana de
34,5 anos (DP = 18,18; Mínimo = 14 e
Máximo = 81). Com relação à escolaridade, 44,0% (n = 80) tinham ensino fundamental. Os resultados demonstraram que
32,5% (n = 64) dos usuários estavam
altamente satisfeitos com o atendimento oferecido pelo HUSE, enquanto que 32,4%
(n = 59) estavam com satisfação média
e baixa. Sobre a satisfação com a estrutura, atendimento e limpeza, 40,7% (n = 74) relatou baixa satisfação. O
fator relacionado ao atendimento médico apresentou maior satisfação por parte
dos usuários, pontuando 51,1% (n = 93).
Estudar
a satisfação dos usuários com os serviços de saúde permite pensar estratégias
para melhoria dos atendimentos, bem como promover benefícios nas intervenções e
tratamentos dos usuários. De qualquer modo, ainda é preciso o desenvolvimento
de medidas objetivas e fáceis de replicação para o acompanhamento longitudinal
das experiências e percepções dos pacientes nos hospitais.
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