Preparação psicológica pré-cirúrgica: Estresse e ansiedade em crianças submetidas a cirurgias eletivas

 

Broering, C. V., & Crepaldi, M. A. (2019). Preparação psicológica pré-cirúrgica: Estresse e ansiedade em crianças submetidas a cirurgias eletivas. Mudanças – Psicologia da Saúde, 27(1), 33-40.  doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v27n1p1-9

Resenhado por Ariana Moura

 

Os procedimentos cirúrgicos na infância, embora sejam para a melhoria da qualidade de vida, levam os pacientes a apresentar medo de sentir dor, medo da anestesia, da transformação que poderá acontecer no corpo, além da presença de reações emocionais desencadeadas pelo contexto hospitalar. Uma preparação adequada para o enfrentamento da situação pode fornecer informações e minimizar o estresse dela decorrente. A informação sobre os detalhes da experiência a ser vivida e o ensino de estratégias efetivas de enfrentamento são fundamentais para qualquer que seja o tipo da preparação psicológica para procedimentos médicos e cirúrgicos. Os programas de preparação pré-operatórios para crianças podem ser representados por informação narrada, escrita, visita hospitalar, vídeos informativos, técnicas com uso de bonecos, técnicas de relaxamento ou teatralização com a participação das crianças simulando o médico ou o paciente.

Há fatores importantes a serem avaliados para se fazer uma boa preparação, tais como: o nível de desenvolvimento da criança e seu estilo de enfrentamento; a compreensão da criança e da família sobre sua condição médica e sobre o procedimento médico a ser realizado; experiência prévia de hospitalização; sintomas emocionais, cognitivos e físicos; outros estressores familiares e eventuais problemas de saúde. Durante a preparação é sugerido oferecer um espaço para que a criança possa se familiarizar e encenar situações que irá vivenciar no processo cirúrgico: contato com materiais hospitalares, dramatização do corte de cabelo (que é necessário em alguns tipos de cirurgia), curativos e vivência da situação hospitalar através de diversos brinquedos.

O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos da preparação psicológica pré-cirúrgica sobre o estresse e a ansiedade de crianças submetidas a cirurgias eletivas. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa onde participaram 80 crianças (40 meninos e 40 meninas), com idade variando entre 6 e 12 anos, internadas num hospital infantil para a realização de cirurgia eletiva de pequeno porte. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Stress Infantil (ESI), Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE-C), kit de preparação pré-cirúrgica, constando de materiais hospitalares. As intervenções acontecerem através de: 1) informações verbais, individualmente, sobre o tipo de cirurgia que realizaria; 2) informações sobre a cirurgia e brincadeiras com o boneco hospitalar e; 3) assistir a um vídeo sobre a cirurgia.

Nos resultados observou-se que a falta de informação de fato provoca medo, angústia, depressão, estresse e ansiedade. Além disso, constatou-se que os procedimentos utilizados nos grupos foram efetivos no sentido de reduzir o estresse, a ansiedade e a ocorrência de determinados comportamentos concorrentes (principalmente choramingar, comportar-se de modo nervoso e protestar) e de elevar a ocorrência de comportamentos de adesão (principalmente falar e auxiliar na execução do procedimento médico). De igual modo, à medida que obtiveram o maior número de informações sobre a condição da doença, tratamento e hospitalização, os participantes tiveram diminuição do estresse do pré-teste para o pós-teste.

Por fim, este estudo demonstrou por meio de três intervenções diferentes que a preparação psicológica pré-cirúrgica é uma ferramenta possível para reduzir estresse e ansiedade em crianças que serão submetidas a um procedimento médico. Tais intervenções contribuem para a prática da Psicologia da Saúde, bem como para futuras pesquisas no campo da Psicologia Infantil e Hospitalar e da Pediatria.

                            

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