Preparação psicológica pré-cirúrgica: Estresse e ansiedade em crianças submetidas a cirurgias eletivas
Broering, C. V.,
& Crepaldi, M. A. (2019). Preparação
psicológica pré-cirúrgica: Estresse e ansiedade em crianças submetidas a
cirurgias eletivas. Mudanças – Psicologia da Saúde, 27(1),
33-40. doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v27n1p1-9
Resenhado por Ariana Moura
Os
procedimentos cirúrgicos na infância, embora sejam para a melhoria da qualidade
de vida, levam os pacientes a apresentar medo de sentir dor, medo da anestesia,
da transformação que poderá acontecer no corpo, além da presença de reações emocionais
desencadeadas pelo contexto hospitalar. Uma preparação adequada para o
enfrentamento da situação pode fornecer informações e minimizar o estresse dela
decorrente. A informação sobre os detalhes da experiência a ser vivida e o
ensino de estratégias efetivas de enfrentamento são fundamentais para qualquer
que seja o tipo da preparação psicológica para procedimentos médicos e
cirúrgicos. Os programas de preparação pré-operatórios para crianças podem ser
representados por informação narrada, escrita, visita hospitalar, vídeos
informativos, técnicas com uso de bonecos, técnicas de relaxamento ou
teatralização com a participação das crianças simulando o médico ou o paciente.
Há
fatores importantes a serem avaliados para se fazer uma boa preparação, tais
como: o nível de desenvolvimento da criança e seu estilo de enfrentamento; a
compreensão da criança e da família sobre sua condição médica e sobre o procedimento
médico a ser realizado; experiência prévia de hospitalização; sintomas
emocionais, cognitivos e físicos; outros estressores familiares e eventuais problemas
de saúde. Durante a preparação é sugerido oferecer um espaço para que a criança
possa se familiarizar e encenar situações que irá vivenciar no processo
cirúrgico: contato com materiais hospitalares, dramatização do corte de cabelo
(que é necessário em alguns tipos de cirurgia), curativos e vivência da
situação hospitalar através de diversos brinquedos.
O objetivo do
estudo foi avaliar os efeitos da preparação psicológica pré-cirúrgica sobre o
estresse e a ansiedade de crianças submetidas a cirurgias eletivas. Tratou-se
de uma pesquisa quantitativa onde participaram 80 crianças (40 meninos e 40
meninas), com idade variando entre 6 e 12 anos, internadas num hospital
infantil para a realização de cirurgia eletiva de pequeno porte. Foram
utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Stress Infantil (ESI), Inventário
de Ansiedade Traço-Estado (IDATE-C), kit de preparação pré-cirúrgica, constando
de materiais hospitalares. As intervenções acontecerem através de: 1) informações
verbais, individualmente, sobre o tipo de cirurgia que realizaria; 2)
informações sobre a cirurgia e brincadeiras com o boneco hospitalar e; 3)
assistir a um vídeo sobre a cirurgia.
Nos
resultados observou-se que a falta de informação de fato provoca medo,
angústia, depressão, estresse e ansiedade. Além disso, constatou-se que os
procedimentos utilizados nos grupos foram efetivos no sentido de reduzir o
estresse, a ansiedade e a ocorrência de determinados comportamentos
concorrentes (principalmente choramingar, comportar-se de modo nervoso e
protestar) e de elevar a ocorrência de comportamentos de adesão (principalmente
falar e auxiliar na execução do procedimento médico). De igual modo, à medida
que obtiveram o maior número de informações sobre a condição da doença,
tratamento e hospitalização, os participantes tiveram diminuição do estresse do
pré-teste para o pós-teste.
Por
fim, este estudo demonstrou por meio de três intervenções diferentes que a
preparação psicológica pré-cirúrgica é uma ferramenta possível para reduzir
estresse e ansiedade em crianças que serão submetidas a um procedimento médico.
Tais intervenções contribuem para a prática da Psicologia da Saúde, bem como
para futuras pesquisas no campo da Psicologia Infantil e Hospitalar e da
Pediatria.
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