Terapia cognitiva-comportamental com crianças com TDAH
de
Matos Souza, J. (2020). Intervenção da terapia cognitivo-comportamental (TCC)
com crianças com TDAH. Pretextos-Revista
da Graduação em Psicologia da PUC Minas, 5(9), 400-414. Disponível em: http://200.229.32.43/index.php/pretextos/article/view/24409.
Resenhado por Lizandra Soares
A terapia cognitivo-comportamental
(TCC) é uma abordagem que une aspectos cognitivos e aspectos comportamentais. A
adaptação da TCC para intervenções com crianças, a exemplo de infantis com
diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade (TDAH)
necessitou de mudanças e de influências diferenciadas do ponto de vista do
funcionamento cognitivo das crianças, adaptações de linguagem e utilização de
materiais lúdicos, trabalhos manuais e artísticos. Ou seja, outras atividades
que não exigem dedicação verbal e pudessem ser benéficas para o tratamento.
Atualmente, a TCC é uma abordagem muito
utilizada no tratamento de crianças com diagnóstico de TDAH, a qual é embasada
em princípios básicos apresentados por Beck, autor da teoria. O primeiro
princípio é a formulação de caso em desenvolvimento contínuo e a
conceitualização individual de cada paciente em termos cognitivos. É importante
a criação de uma aliança terapêutica sólida. A colaboração e a participação
ativa do paciente, no caso do público infantil, a participação dos pais também
é essencial. A TCC é orientada para objetivos e focada em problemas.
Inicialmente enfatiza o presente. Educativa e tem como objetivo ensinar o
paciente a se tornar seu próprio terapeuta a fim de evitar está recaídas. Visa
ser limitada no tempo. Possui sessões estruturadas. Possui como proposito ensinar
o paciente a identificar, avaliar e responder aos seus pensamentos e crenças
disfuncionais. Usar uma variedade de técnicas para mudar o pensamento, humor e
o comportamento da criança.
O tratamento do TDAH envolve uma
abordagem múltipla que muitas vezes inclui o uso de psicofármacos e
intervenções psicossociais. A TCC é considerada um método capaz de contribuir
significativamente para a melhoria da criança, em especial, na mudança dos seus
comportamentos e transformação dos seus pensamentos. Assim, trata-se de uma
técnica cuja finalidade é promover mudanças que possibilitem novas emoções e
novos comportamentos, mais adaptados à realidade.
A presente revisão narrativa da literatura
resenhada objetivou revisar o conteúdo científico a respeito de intervenções
utilizando a TCC na prática clínica com crianças com diagnóstico de TDAH. Foi
realizada com o intuito de demonstrar, de forma exploratória e qualitativa, a
eficácia de intervenções utilizando essa abordagem. Para tanto, realizou-se uma
revisão através das bases de dados virtuais: biblioteca virtual em saúde (BVS),
Science eletronic library on-line (SciELO) e Periódicos eletrônicos de psicologia
(PePI-SCI), Tendo como período de referência publicações entre 2011 e 2018. Os
resultados apontaram a eficácia da TCC para o tratamento de crianças com
diagnóstico de TDAH, principalmente, no que se refere às estratégias de manejo cognitivo
e comportamental com satisfatória redução de sintomas, mudanças referentes a
organização, rendimento escolar e melhorias nas relações sociais e familiares.
Do ponto de vista da psicologia da
saúde, o estudo da eficácia da TCC no tratamento do TDAH em crianças é
importante por possibilitar o acompanhamento e desenvolvimento de habilidades,
mudança de comportamento, controle emocional e desenvolvimento de habilidades
para a convivência social. O diagnóstico precoce é fundamental para que medidas
necessárias sejam efetivadas com objetivo de diminuir dificuldades emocionais
posteriores. Além disso, o cuidado psicológico dessas crianças pode ser
benéfico, pois aborda aspectos relativos à baixa autoestima, à dificuldade de
funcionamento social e relacional, à instabilidade de humor, à frustração e
outras dificuldades, evitando prejuízo na vida adulta.
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