Terapia cognitiva-comportamental com crianças com TDAH

 

de Matos Souza, J. (2020). Intervenção da terapia cognitivo-comportamental (TCC) com crianças com TDAH. Pretextos-Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, 5(9), 400-414. Disponível em: http://200.229.32.43/index.php/pretextos/article/view/24409.

 

Resenhado por Lizandra Soares

 

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem que une aspectos cognitivos e aspectos comportamentais. A adaptação da TCC para intervenções com crianças, a exemplo de infantis com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade (TDAH) necessitou de mudanças e de influências diferenciadas do ponto de vista do funcionamento cognitivo das crianças, adaptações de linguagem e utilização de materiais lúdicos, trabalhos manuais e artísticos. Ou seja, outras atividades que não exigem dedicação verbal e pudessem ser benéficas para o tratamento.

Atualmente, a TCC é uma abordagem muito utilizada no tratamento de crianças com diagnóstico de TDAH, a qual é embasada em princípios básicos apresentados por Beck, autor da teoria. O primeiro princípio é a formulação de caso em desenvolvimento contínuo e a conceitualização individual de cada paciente em termos cognitivos. É importante a criação de uma aliança terapêutica sólida. A colaboração e a participação ativa do paciente, no caso do público infantil, a participação dos pais também é essencial. A TCC é orientada para objetivos e focada em problemas. Inicialmente enfatiza o presente. Educativa e tem como objetivo ensinar o paciente a se tornar seu próprio terapeuta a fim de evitar está recaídas. Visa ser limitada no tempo. Possui sessões estruturadas. Possui como proposito ensinar o paciente a identificar, avaliar e responder aos seus pensamentos e crenças disfuncionais. Usar uma variedade de técnicas para mudar o pensamento, humor e o comportamento da criança.

O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla que muitas vezes inclui o uso de psicofármacos e intervenções psicossociais. A TCC é considerada um método capaz de contribuir significativamente para a melhoria da criança, em especial, na mudança dos seus comportamentos e transformação dos seus pensamentos. Assim, trata-se de uma técnica cuja finalidade é promover mudanças que possibilitem novas emoções e novos comportamentos, mais adaptados à realidade.

 A presente revisão narrativa da literatura resenhada objetivou revisar o conteúdo científico a respeito de intervenções utilizando a TCC na prática clínica com crianças com diagnóstico de TDAH. Foi realizada com o intuito de demonstrar, de forma exploratória e qualitativa, a eficácia de intervenções utilizando essa abordagem. Para tanto, realizou-se uma revisão através das bases de dados virtuais: biblioteca virtual em saúde (BVS), Science eletronic library on-line (SciELO) e Periódicos eletrônicos de psicologia (PePI-SCI), Tendo como período de referência publicações entre 2011 e 2018. Os resultados apontaram a eficácia da TCC para o tratamento de crianças com diagnóstico de TDAH, principalmente, no que se refere às estratégias de manejo cognitivo e comportamental com satisfatória redução de sintomas, mudanças referentes a organização, rendimento escolar e melhorias nas relações sociais e familiares.

Do ponto de vista da psicologia da saúde, o estudo da eficácia da TCC no tratamento do TDAH em crianças é importante por possibilitar o acompanhamento e desenvolvimento de habilidades, mudança de comportamento, controle emocional e desenvolvimento de habilidades para a convivência social. O diagnóstico precoce é fundamental para que medidas necessárias sejam efetivadas com objetivo de diminuir dificuldades emocionais posteriores. Além disso, o cuidado psicológico dessas crianças pode ser benéfico, pois aborda aspectos relativos à baixa autoestima, à dificuldade de funcionamento social e relacional, à instabilidade de humor, à frustração e outras dificuldades, evitando prejuízo na vida adulta.

 


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