Estilo explicativo otimista

13:21
Postado por Brenda Fernanda

Encontramos um pequeno vídeo em inglês que explica como podemos ser otimistas no dia-a-dia. Segue a tradução.
“Conheça Jane. Jane acabou de ser rejeitada de seu emprego dos sonhos. E todo mundo está dizendo para ela... ‘Seja otimista!’ E talvez eles estejam certos. Otimistas, em média, são menos propensos a experienciar depressão e ansiedade, são melhores em resolução de problemas, têm melhor saúde física. Mas pode Jane apenas ‘ser’ otimista? Otimismo depende de toneladas de fatores, incluindo: relacionamento com os pais, status socioeconômico, desempenho escolar, principais eventos de vida, o lugar onde você mora, quem são seus amigos... Mas existe apenas uma coisa que Jane pode controlar: seu estilo explicativo. Mas o que é isso? Estilo explicativo é o jeito como entendemos o que acontece em nossas vidas. Usando o estilo explicativo otimista, eventos negativos incontroláveis são atribuídos a: causas externas (ao invés de internas), causas instáveis (ao invés de estáveis), causas específicas (ao invés de globais). Simplificando... Estilo explicativo otimista é dizer ‘não’ aos três P’s:
1) não é PESSOAL (causas externas);
2) não é PERMANENTE (causa instável);
3) não é generalizado [em inglês: it's not pervasive] (causa específica).
Agora, voltando à Jane e o trabalho. Usando o estilo explicativo otimista, Jane pode dizer:
- Não é pessoal (“Não é que eles não gostem de mim, particularmente. Eles apenas encontraram um candidato mais qualificado.”);
- Não é permanente (“Tenho certeza que em breve encontrarei um trabalho se eu continuar tentando.”);
- Não é generalizado (“Eu posso não estar bem qualificada para este trabalho, mas eu definitivamente sou qualificada para outros.”).

Agora, Jane está pronta para voltar lá e buscar seu emprego dos sonhos. Quando eventos negativos acontecerem em sua vida, coloque as coisas em perspectiva, como Jane: não é pessoal, não é permanente e não é generalizado.”

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=RzlTuVhr0MQ

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.