Otimismo e felicidade: dois fatores essenciais para a promoção de saúde
Postado por Laís Santos
A felicidade e o
otimismo, dois construtos bastante difundidos pela Psicologia Positiva, tem
grande influência na qualidade de vida e saúde dos sujeitos. De
acordo vários estudos, pessoas otimistas quando comparadas às pessimistas, tem, por exemplo, menos
problemas de coração e riscos de ter um AVC. Acredita-se que tais
benefícios provem, em partes, do fato de que sujeitos mais otimistas e felizes
tem hábitos e comportamentos mais saudáveis, do que os pessimistas,
influenciando assim, na saúde e bem-estar subjetivo destes.
Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/bem-estar/noticia/2014/10/cinco-fatos-sobre-como-o-otimismo-e-a-felicidade-podem-melhorar-a-saude-4623110.html
Desde efeitos positivos no sistema imunológico a benefícios para o coração, o otimismo pode melhorar a saúde. Veja cinco estudos que comprovam que pessoas otimistas têm mais chances de serem saudáveis:
1) Otimismo estimula o sistema imunológico: Estudo realizado pela University of Kentucky e pela University of Louisville com 124 estudantes mostrou que há uma relação entre o otimismo e a imunidade do organismo. Segundo a pesquisa, as pessoas mais otimistas têm maiores níveis de células que combatem vírus.
2) Otimistas têm menor risco de sofrer um AVC: Uma visão positiva sobre a vida pode diminuir o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC), de acordo 2) Otimistas têm menor risco de sofrer um AVC: Uma visão positiva sobre a vida pode diminuir o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC), de acordo pesquisa publicada no Journal of the American Heart Association. No estudo, seis mil adultos com mais de 50 anos de idade avaliaram seus níveis de otimismo em uma escala de 16 pontos. Cada aumento de um ponto no otimismo correspondeu a uma redução de 9% na chance de ter um AVC.
3) Pessoas felizes têm mais sucesso no trabalho: Em um 3) Pessoas felizes têm mais sucesso no trabalho: Em um estudo realizado pelo Journal of Career Assessment, as pessoas felizes ganham mais dinheiro, apresentam desempenho superior e realizam tarefas com mais eficiência em comparação com os indivíduos infelizes.
4) Otimistas são mais saudáveis: Quem se descreve como muito otimista tem 55% menos risco de morrer por qualquer causa, em comparação com pessoas de expectativas negativas. Além disso, os otimistas têm menores taxas de morte cardiovascular do que os pessimistas, de acordo com um 4) Otimistas são mais saudáveis: Quem se descreve como muito otimista tem 55% menos risco de morrer por qualquer causa, em comparação com pessoas de expectativas negativas. Além disso, os otimistas têm menores taxas de morte cardiovascular do que os pessimistas, de acordo com um artigo publicado no The Archives of General Psychiatry.
5) Dar gargalhadas emagrece: Conforme levantamento divulgado pela Association for Psychological Science, rindo de 10 a 15 minutos por dia, queimamos de 10 a 40 calorias. A informação foi publicada em uma lista sobre 5) Dar gargalhadas emagrece: Conforme levantamento divulgado pela Association for Psychological Science, rindo de 10 a 15 minutos por dia, queimamos de 10 a 40 calorias. A informação foi publicada em uma lista sobre 13 motivos para rir.
Nenhum comentário: