Relación entre motivación y optimismo disposicional en aprendices de inglés como lengua extranjera en un contexto universitario
Resenhado
por Catiele Reis
Guillén, F.,
Pérez-Luzardo, J., & Arnaiz, P. (2013). Relación entre motivación y optimismo disposicional en aprendices de
inglés como lengua extranjera en un contexto universitário. Revista de Educacíon Extraordinario, 94, 104-128.
doi: 10.4438/1988-592X-RE-2013-EXT-243
O
objetivo deste estudo foi investigar a relação da aprendizagem de língua
Inglesa com a motivação e o otimismo no rendimento escolar em um contexto
universitário. Participaram deste estudo 213 estudantes de Tradução e
Interpretação, além de estudantes de Mestrado e Especialização em Língua
Estrangeira (Inglês). Os instrumentos utilizados foram as Escalas de Motivação
na Educação (EME) e o Teste de Orientação Vital Revisado (LOT-R). Além disso, foi
incluído um questionário demográfico com a finalidade de recolher informações
sobre sexo, idade, qualificação inicial e qualificação final alcançado no teste
de Língua Estrangeira.
Os
dados obtidos foram submetidos à análise descritiva e inferencial e os
resultados não mostram nenhuma diferença significativa entre as médias em função
do sexo em qualquer uma das subescalas de motivação e otimismo. No que se
refere à relação entre motivação e otimismo entre os estudantes de inglês como
língua estrangeira em um contexto acadêmico, pode-se notar que as experiências
estimulantes são superiores no caso de futuros tradutores e interpretes e
menores nos futuros professores. Os
achados também indicaram que a desmotivação é significativamente menor em alunos
com notas mais altas. O resultado mais importante diz respeito a relação
intrínseca entre motivação e otimismo e, ao mesmo tempo, entre estes dois
elementos e boas notas.
Portanto, o interesse desta pesquisa foi analisar o nível de motivação sentido pelos estudantes acerca de seus estudos universitários e qual a relação da motivação com o grau de otimismo acerca da vida. Percebeu-se então que há uma estreita relação entre motivação e otimismo, ou seja, pessoas mais motivadas são mais otimistas com relação ao curso superior.
Portanto, o interesse desta pesquisa foi analisar o nível de motivação sentido pelos estudantes acerca de seus estudos universitários e qual a relação da motivação com o grau de otimismo acerca da vida. Percebeu-se então que há uma estreita relação entre motivação e otimismo, ou seja, pessoas mais motivadas são mais otimistas com relação ao curso superior.
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