Relación entre motivación y optimismo disposicional en aprendices de inglés como lengua extranjera en un contexto universitario

Resenhado por Catiele Reis
Guillén, F., Pérez-Luzardo, J., & Arnaiz, P. (2013). Relación entre motivación y optimismo disposicional en aprendices de inglés como lengua extranjera en un contexto universitário. Revista de Educacíon Extraordinario, 94, 104-128. doi:  10.4438/1988-592X-RE-2013-EXT-243
        
         A aprendizagem de uma segunda língua é um processo complexo que requer esforço, anos de prática e capacidade para superar cada uma das etapas pelas quais o aprendiz tem que passar. São diversos os fatores que podem determinar o processo de aprendizagem, causar obstáculos ou facilitar a produção da interação e a compreensão da língua estrangeira. A investigação centrada nesta área de estudo não tem deixado de dedicar esforços para encontrar a maneira de aumentar o êxito dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem, dado que as variáveis afetivas são um componente essencial na mentalidade e a sociabilidade de um indivíduo.
O objetivo deste estudo foi investigar a relação da aprendizagem de língua Inglesa com a motivação e o otimismo no rendimento escolar em um contexto universitário. Participaram deste estudo 213 estudantes de Tradução e Interpretação, além de estudantes de Mestrado e Especialização em Língua Estrangeira (Inglês). Os instrumentos utilizados foram as Escalas de Motivação na Educação (EME) e o Teste de Orientação Vital Revisado (LOT-R). Além disso, foi incluído um questionário demográfico com a finalidade de recolher informações sobre sexo, idade, qualificação inicial e qualificação final alcançado no teste de Língua Estrangeira.
Os dados obtidos foram submetidos à análise descritiva e inferencial e os resultados não mostram nenhuma diferença significativa entre as médias em função do sexo em qualquer uma das subescalas de motivação e otimismo. No que se refere à relação entre motivação e otimismo entre os estudantes de inglês como língua estrangeira em um contexto acadêmico, pode-se notar que as experiências estimulantes são superiores no caso de futuros tradutores e interpretes e menores nos futuros professores. Os achados também indicaram que a desmotivação é significativamente menor em alunos com notas mais altas. O resultado mais importante diz respeito a relação intrínseca entre motivação e otimismo e, ao mesmo tempo, entre estes dois elementos e boas notas.
Portanto, o interesse desta pesquisa foi analisar o nível de motivação sentido pelos estudantes acerca de seus estudos universitários e qual a relação da motivação com o grau de otimismo acerca da vida. Percebeu-se então que há uma estreita relação entre motivação e otimismo, ou seja, pessoas mais motivadas são mais otimistas com relação ao curso superior.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.