Sobrecarga de trabalho e esgotamento emocional em professores universitários: Efeitos moderadores dos estilos de enfrentamento
Work overload and emotional exhaustion in university teachers: Moderating effects of coping styles
García-Arroyo, J. A., & Segovia, A. O. (2019). Work overload and emotional exhaustion in university teachers: Moderating effects of coping styles. Universitas Psychologica, 18(2), 1-12. doi: 10.11144/Javeriana.uosy18-2.woee.
Resenhado por Luana C. Silva-Santos
A sobrecarga de trabalho tem sido associada fortemente ao estresse ocupacional, além de ser considerada um fator antecedente da exaustão emocional, característica do esgotamento profissional. O burnout,
como é conhecido o esgotamento profissional, resulta de longa exposição
a situações de estresse profissional e é caracterizado por sentimentos
de vazio e diminuição de recursos pessoais. Em situações estressoras, estratégias de enfrentamento (coping) são esforços realizados para lidar, reduzir ou tolerá-las e classificam-se em estratégias focadas no problema e na emoção. Nesse sentido, os autores analisaram a relação entre sobrecarga de trabalho, coping e exaustão em professores.
Participaram 202 professores universitários de Guayaquil, Equador, que trabalhavam em universidades públicas e particulares. Foi utilizada a versão em espanhol do Occupational Stress Inventory (OSI) e o Maslach Burnout Inventory (MBI) e os dados foram analisados via regressão hierárquica. Nos resultados, foi observado que a
sobrecarga de trabalho e o enfrentamento evasivo estão positivamente
relacionados à exaustão emocional, enquanto o enfrentamento ativo está
negativamente relacionado à exaustão emocional. O coping focado na emoção moderou a relação entre sobrecarga de trabalho e exaustão emocional, de modo que os professores que usam mais coping focado na emoção em situações de alta sobrecarga de trabalho experimentam menos desgaste do que os professores que usam menos esse estilo de coping.
O estudo
enfatiza a importância de direcionar atenção à qualidade do ambiente
profissional de professores, tanto do ponto de vista profissional como
interpessoal. No que tange as suas estratégias de enfrentamento, os
achados podem balizar importantes meios de construção de estratégias de
intervenção eficazes com potencial para refletir no bem-estar e
diminuição de características de burnout nesse grupo específico.
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