The two roads of passionate goal pursuit: links with appraisal, coping, and academic achievement

Os dois caminhos para a busca impetuosa de um objetivo: ligação com appraisal, coping e sucesso acadêmico 

Schellenber B. J. I. & Bailis D. S. (2016). The two roads of passionate goal pursuit: links with appraisal, coping, and academic achievement. Anxiety, Stress & Coping, 29:3, 287-304. DOI: 10.1080/10615806.2015.1036047 

Resenhado por Matheus Macena 

O objetivo desta pesquisa foi testar e explicar o papel de avaliações cognitivas (appraisals) na manifestação de formas distintas de estratégias de enfrentamento (coping) para as diferentes dimensões da busca impetuosa, obsessiva e harmoniosa e se a performance foi impactada pelos diferentes appraisals e processos de coping. As pesquisas relatam um modelo dualístico de busca impetuosa que pode levar o indivíduo entre dois caminhos. O primeiro, envolve uma relação harmoniosa com o ímpeto que leva a experiências psicológicas positivas. O segundo, no entanto, se apresenta na forma de uma relação obsessiva com o ímpeto, levando a experiências menos desejáveis como emoções negativas e experiências de vida conflitantes. 

Dificuldades e percalços são comuns na busca por objetivos na vida. A maneira com que indivíduos impetuosos lidam com as demandas desafiadoras depende do caminho que eles tomam. Aqueles que apresentam um ímpeto harmonioso costumam apresentar coping focado no problema enquanto obsessivos estão ligados a estratégias de evitação. Essas tendências para adoção de diferentes estratégias podem ser resultado de diferentes appraisals para as demandas. As estratégias focadas no problema presentes nas “pessoas harmoniosas” indicam um appraisal de desafios como obstáculos a serem superados enquanto táticas de evitação sugerem a interpretação de desafios como além das capacidades de resolução das “pessoas obsessivas”. Estas manifestações de appraisal e coping, por sua vez, impactam o alcance de objetivos e metas. 

 Um estudo longitudinal com a aplicação de três questionários ao longo de um ano acadêmico foi realizado. Inicialmente, foram realizadas avaliações da dimensão de ímpeto, seguida do appraisal e coping no período das provas de meio de ano e das notas finais em uma disciplina curricular numa amostra de 489 estudantes universitários. Para tanto, utilizou-se a Passion Scale, Stress Appraisal Measure e revised COPE scale, respectivamente. Além das notas finais na disciplina. Participaram do estudo 488 estudantes na primeira aplicação, 443 na segunda aplicação e 345 na terceira aplicação. 

Os resultados indicaram uma relação entre estratégias de coping de confronto (approach) e evitação (avoidant) para pessoas de ímpeto harmonioso e obsessivo, respectivamente. Processos de appraisal cognitivo, especialmente desafio e descontrole (uncontrollability), apresentaram um papel indireto nessas relações. Tanto as respostas de coping quanto appraisal demonstraram efeito indireto na relação entre dimensão de ímpeto e nota final na disciplina. 

Compreender como estudantes com diferentes ímpetos lidam com aspectos desafiadores permite pensar em intervenções eficazes do ponto de vista da psicologia da saúde. Sendo a estratégia de enfrentamento inadequada um possível fator negativo para a manutenção de saúde mental, intervir para diminuir o impacto das mesmas na realização das atividades educacionais é necessário para oferecer maior bem estar psicológico.

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