Cinco grandes traços de personalidade e uso de drogas ilícitas: especificidade nas associações traço-drogas

 Big Five personality traits and illicit drug use: Specificity in trait–drug associations

 

Dash, G. F., Martin, N. G., & Slutske, W. S. (2021). Big Five personality traits and illicit drug use: Specificity in trait–drug associations. Psychology of Addictive Behaviors. Advance online publication. https://doi.org/10.1037/adb0000793

Resenhado por Lucas Souza

Investigações prévias mostraram associações entre os traços de personalidade do modelo dos Cinco Grande Fatores (CGF) e o abuso de Substâncias Psicoativas (SPA). Os indivíduos com alto neuroticismo tendem ao abuso de substâncias como um modo de aliviar o distresse psicológico. Aqueles com baixa amabilidade tendem a esse comportamento como uma manifestação do comportamento antissocial e descumprimento de normas sociais. Por sua vez, aqueles com baixa conscienciosidade apresentam maior abuso de substância como um resultado da maior impulsividade e da menor tendência a cuidados com a própria saúde. Indícios na literatura indicam que o tipo de substância psicoativa que é escolhida/ por cada indivíduo tem relação com o a sensação que é buscada, por isso, poderiam indicar diversos perfis de funcionamento.

O presente estudo objetivou verificar as associações dos traços de personalidade do modelo CGF com o uso de vários tipos de drogas ilícitas na tentativa de identificar possíveis mecanismos causais entre a personalidade e o abuso de substâncias psicoativas. Para tanto, foram entrevistados 980 pares de gêmeos do mesmo sexo (565 monozigóticos) que participaram de um estudo de coorte australiano. A média de idade foi de 31,7 anos e 71% deles eram do sexo feminino. Os participantes responderam a um questionário contendo perguntas sociodemográficas, perguntas a respeito do uso de SPA, frequência do uso e tipo de substância (cannabis, cocaína/crack, estimulantes prescritos ou não, opioides prescritos ou não, sedativos, alucinógenos, dissociativos, inalantes e solventes) e foi utilizada a versão de 74 itens do Inventário dos Cinco Grandes Fatores NEO [NEO Five-Factor Inventory (FFI)] para mensurar os traços de personalidade do modelo CGF. Para análise dos dados foi utilizado o design de controle co-gêmeo com o objetivo de tentar controlar a atuação dos componentes genético e ambientais.

Os resultados mostraram associações em relação a traços de personalidade e o uso de drogas ilícitas: alto neuroticismo, baixa amabilidade e baixa conscienciosidade. As seguintes especificidades em relação à SPA de escolha foram notadas: alto neuroticismo foi relacionado com o uso indevido de medicações prescritas; alta extroversão foi relacionada com a escolha de cocaína/crack ou estimulantes; alta abertura à experiência foi relacionada ao consumo de cannabis e baixa amabilidade foi relacionada ao uso de cocaína/crack e uso de opioides ilícitos. Nenhuma especificidade em relação à escolha da SPA foi observada relativa à conscienciosidade.

            Esse estudo contribui com a psicologia da saúde ao tentar compreender melhor os padrões de uso de substâncias psicoativas levando em consideração os traços de personalidade descritos no modelo CGF. A identificação desses padrões de uso de SPA pode ajudar a identificar os indivíduos de maior risco e melhorar as estratégias de intervenção ao torná-las mais específicas. Estudos posteriores poderão se debruçar sobre as relações causais que resultam nas associações droga-traço.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.