Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários
Baptista,
M. N., Soares, T. F. P., Raad, A. J., & Santos, L. M. (2019). Burnout,
estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho,
19(1), 564-570. doi:
10.17652/rpot/2019.1.15417.
Resenhado
por Sara Andrade
No Brasil, professores ocupam o
segundo lugar das categorias ocupacionais com doenças. Essa avaliação pode ser
subestimada, uma vez que depressão, ansiedade e estresse podem ser resultado de
burnout e não o principal diagnóstico
(Batista, Carlotto, Coutinho, & Augusto, 2011). A
síndrome de Burnout (SB) é um conjunto de sintomas relacionados
ao esgotamento, e afeta vários públicos, dentre eles os professores
universitários.
Há um
consenso na literatura de que o suporte laboral e sua percepção dno
trabalho têm um papel importante na redução do mal-estar, dos indicadores de
depressão, do estresse, além de inibir o desenvolvimento de doenças (Cobb,
1976; Giurgescu et al., 2015). O objetivo do estudo foi investigar variáveis
que se associam ao burnout em
professores universitários, possíveis preditores e diferenças de média nos
níveis de burnout entre docentes de
universidades públicas e privadas.
A
amostra foi constituída por 99 professores universitários de instituições
públicas e privadas do Estado de São Paulo. Os instrumentos aplicados foram: o
Questionário para a Avaliação da SB (CESQT; Gil-Monte & Noyola Cortés,
2011), a Escala de Suporte Laboral (ESUL; Baptista, Santos, Noronha, &
Cardoso, 2008), a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT;
Sisto, Baptista, & Noronha, 2007) e a Escala Baptista de Depressão - Versão
Adulto (EBADEP-A; Baptista, 2012). Foram realizadas correlações, regressões e o teste t para comparação de médias.
Os resultados evidenciaram que as variáveis idade, eventos
estressantes, suporte laboral e depressão apresentaram correlações com a SB e
suas categorias. De forma geral, os eventos estressores e a sintomatologia
depressiva foram os preditores significativos da SB na amostra. Além disso, foi
encontrado que professores de universidade pública demonstram maior nível de
desgaste psicológico em comparação aos de universidades privadas. Não foram
delimitadas ainda explicações coerentes para a ocorrência de diferentes níveis
de esgotamento profissional dentro das universidades públicas, pois é ainda uma
temática em estudo.
A
pesquisa que teve por objetivo explorar e demonstrar o problema do burnout em professores, deixou clara a
necessidade de serem implementadas medidas preventivas e de promoção de saúde
no contexto em análise. Visto que a profissão tem alto potencial de
esgotamento, a psicologia da saúde tem a possibilidade de intervir e estudar o fenômeno,
com o objetivo de priorizar e ampliar os níveis de saúde mental no público
docente.
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