Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários



 Baptista, M. N., Soares, T. F. P., Raad, A. J., & Santos, L. M. (2019). Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 19(1), 564-570. doi: 10.17652/rpot/2019.1.15417.
Resenhado por Sara Andrade

No Brasil, professores ocupam o segundo lugar das categorias ocupacionais com doenças. Essa avaliação pode ser subestimada, uma vez que depressão, ansiedade e estresse podem ser resultado de burnout e não o principal diagnóstico (Batista, Carlotto, Coutinho, & Augusto, 2011). A síndrome de Burnout (SB) é um conjunto de sintomas relacionados ao esgotamento, e afeta vários públicos, dentre eles os professores universitários.
Há um consenso na literatura de que o suporte laboral e sua percepção dno trabalho têm um papel importante na redução do mal-estar, dos indicadores de depressão, do estresse, além de inibir o desenvolvimento de doenças (Cobb, 1976; Giurgescu et al., 2015). O objetivo do estudo foi investigar variáveis que se associam ao burnout em professores universitários, possíveis preditores e diferenças de média nos níveis de burnout entre docentes de universidades públicas e privadas.
A amostra foi constituída por 99 professores universitários de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo. Os instrumentos aplicados foram: o Questionário para a Avaliação da SB (CESQT; Gil-Monte & Noyola Cortés, 2011), a Escala de Suporte Laboral (ESUL; Baptista, Santos, Noronha, & Cardoso, 2008), a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT; Sisto, Baptista, & Noronha, 2007) e a Escala Baptista de Depressão - Versão Adulto (EBADEP-A; Baptista, 2012). Foram realizadas correlações, regressões e o teste t para comparação de médias.
Os resultados evidenciaram que as variáveis idade, eventos estressantes, suporte laboral e depressão apresentaram correlações com a SB e suas categorias. De forma geral, os eventos estressores e a sintomatologia depressiva foram os preditores significativos da SB na amostra. Além disso, foi encontrado que professores de universidade pública demonstram maior nível de desgaste psicológico em comparação aos de universidades privadas. Não foram delimitadas ainda explicações coerentes para a ocorrência de diferentes níveis de esgotamento profissional dentro das universidades públicas, pois é ainda uma temática em estudo.
A pesquisa que teve por objetivo explorar e demonstrar o problema do burnout em professores, deixou clara a necessidade de serem implementadas medidas preventivas e de promoção de saúde no contexto em análise. Visto que a profissão tem alto potencial de esgotamento, a psicologia da saúde tem a possibilidade de intervir e estudar o fenômeno, com o objetivo de priorizar e ampliar os níveis de saúde mental no público docente.

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