Desafios enfrentados na universidade pública e a saúde mental dos estudantes


Leal, K.S., Oliveira, P. D. S. de., Rodrigues, P. R. G., & Fogaça, F. F. S. (2019). Desafios enfrentados na
universidade pública e a saúde mental dos estudantes. Revista Humanidades e Inovação, 6(8), 59-69.

Resenhado por Ariana Moura

O ensino superior brasileiro passou por grandes reformas nos últimos 25 anos. Os estudantes de graduação possuem em suas mãos uma oportunidade de ascensão social através da educação. No entanto, junto com as novas possibilidades surgem grandes desafios: os períodos diversos da academia, os diferentes eventos (como a adaptação nos anos iniciais e a finalização do curso) e as dimensões política, cultural e social do graduando. Cada variável envolvida pode ter efeitos diferentes sobre a vida acadêmica. As dificuldades enfrentadas nesse período podem desencadear eventos como a retenção, a evasão e o adoecimento do aluno. Portanto, o estudo do tema em destaque possui grande relevância para o meio acadêmico e pode contribuir para o avanço no enfrentamento desses problemas.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que abrange casos de universitários da rede pública de ensino superior no Brasil. A pesquisa bibliográfica utilizou artigos de revistas, sobre o tema em estudo, publicados nos últimos cinco anos.
 Já o estudo documental utilizou dados da pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras, realizada em 2014, pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE).
            Nos resultados, observou-se que dentre as dificuldades analisadas, a variável relacionamento familiar/amoroso/social obteve maior pontuação (50,3%) e as dificuldades financeiras ficaram em segundo lugar com 42,2%. Em se tratando das dificuldades emocionais enfrentadas pelos universitários, a ansiedade foi a mais frequente (58,4%), seguido do desânimo (44,7%) e das alterações do sono (32,6%).
Os resultados indicaram que os desafios enfrentados pelos estudantes no sistema público de ensino superior são os problemas emocionais, as dificuldades financeiras, a adaptação ao meio acadêmico e a conciliação entre universidade, trabalho e outros. Além de afetar o desempenho acadêmico, tais desafios estão direta ou indiretamente ligados ao desenvolvimento de problemas de saúde mental, inclusive depressão e suicídio.
            Deste modo, levando em conta o crescente número de evasões e retenções na educação superior, bem como o adoecimento mental dos estudantes, o estudo pode contribuir para o campo da Psicologia da Saúde uma vez que dialoga sobre os desafios enfrentados pelos alunos e os efeitos destes na saúde. Além disso, os dados podem contribuir na elaboração de políticas públicas eficientes e amplas, para o enfrentamento de tais dificuldades e para a redução dos impactos na saúde mental e qualidade de vida dos graduandos.

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