Desafios enfrentados na universidade pública e a saúde mental dos estudantes
Leal, K.S., Oliveira, P. D. S. de., Rodrigues, P.
R. G., & Fogaça, F. F. S. (2019). Desafios enfrentados na
universidade
pública e a saúde mental dos estudantes. Revista Humanidades e Inovação, 6(8), 59-69.
Resenhado por
Ariana Moura
O ensino superior brasileiro passou por
grandes reformas nos últimos 25 anos. Os estudantes de graduação possuem em
suas mãos uma oportunidade de ascensão social através da educação. No entanto,
junto com as novas possibilidades surgem grandes desafios: os períodos diversos
da academia, os diferentes eventos (como a adaptação nos anos iniciais e a finalização
do curso) e as dimensões política, cultural e social do graduando. Cada
variável envolvida pode ter efeitos diferentes sobre a vida acadêmica. As
dificuldades enfrentadas nesse período podem desencadear eventos como a
retenção, a evasão e o adoecimento do aluno. Portanto, o estudo do tema em
destaque possui grande relevância para o meio acadêmico e pode contribuir para o
avanço no enfrentamento desses problemas.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e
documental que abrange casos de universitários da rede pública de ensino
superior no Brasil. A pesquisa bibliográfica utilizou artigos de revistas,
sobre o tema em estudo, publicados nos últimos cinco anos.
Já
o estudo documental utilizou dados da pesquisa do perfil socioeconômico e cultural
dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior
brasileiras, realizada em 2014, pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos
Comunitários e Estudantis (FONAPRACE).
Nos resultados, observou-se que dentre as dificuldades analisadas, a
variável relacionamento familiar/amoroso/social obteve maior pontuação (50,3%)
e as dificuldades financeiras ficaram em segundo lugar com 42,2%. Em se tratando das dificuldades
emocionais enfrentadas pelos universitários, a ansiedade foi a mais frequente
(58,4%), seguido do desânimo (44,7%) e das alterações do sono (32,6%).
Os resultados indicaram que os desafios
enfrentados pelos estudantes no sistema público de ensino superior são os
problemas emocionais, as dificuldades financeiras, a adaptação ao meio
acadêmico e a conciliação entre universidade, trabalho e outros. Além de afetar
o desempenho acadêmico, tais desafios estão direta ou indiretamente ligados ao
desenvolvimento de problemas de saúde mental, inclusive depressão e suicídio.
Deste modo, levando em conta o crescente número
de evasões e retenções na educação superior, bem como o adoecimento mental dos
estudantes, o estudo pode contribuir para o campo da Psicologia da Saúde uma
vez que dialoga sobre os desafios enfrentados pelos alunos e os efeitos destes
na saúde. Além disso, os dados podem contribuir na elaboração de políticas
públicas eficientes e amplas, para o enfrentamento de tais dificuldades e para
a redução dos impactos na saúde mental e qualidade de vida dos graduandos.
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