Coping e saúde mental de adolescentes vestibulandos

Dias, L., & Zaninni, D. Coping e saúde mental de adolescentes vestibulandos. (2011). Estudo de Psicologia, 16 (2).

Resenhado por Mariana Serrão

A adolescência é um período de mudanças e transições físicas, psicológicas e sociais, por isso é considerada uma fase de vulnerabilidade. O vestibular é entendido como um evento estressor que acontece na adolescência, no qual estão envolvidos a expectativa de ingresso na faculdade e a ascensão social, sendo também um exame classificatório e excludente. Dessa maneira, o vestibular pode ser fator de risco para desencadear psicopatologias como depressão, ansiedade e  distúrbios de humor quando o jovem não tem mecanismos individuais para enfrentar a situação.
Foi observado que não é apenas o evento que influencia a saúde do adolescente, mas as estratégias para lidar com tal evento também contribuem para o aumento ou diminuição de suas consequências. Essas estratégias sãoconhecidas como coping, que se caracteriza por mecanismos cognitivos e comportamentais utilizados em momentos de estresse. 
As estratégias de coping têm a função de alterar a relação entre a pessoa e o ambiente,adequando a resposta emocional ao problema. Elas podem ser divididas em: estratégias com foco no problema e com foco na emoção. A primeira consiste em modificar, cognitiva ou comportamentalmente, a situação estressora, enquanto a segunda em reduzir a sensação física desagradável do estado de estresse.
O presente estudo buscou avaliar o uso de estratégias de coping por adolescentes vestibulandos e suas consequências na saúde mental. Participaram da pesquisa 292 adolescentes de escolas públicas, particulares e particulares conveniadas. Os participantes tinham entre 16 e 19 anos, dos quais 59,6% foram meninas e 38% meninos.
No que diz respeito a comparação de médias segundo o tipo de escola, foi observada diferença significativa entre o tipo de escola e as seguintes estratégias de coping: análise lógica, busca de guia e descarga emocional. Essas diferenças se mostraram significativas quando comparadas escolas públicas, particulares e conveniadas, demonstrando que os adolescentes das escolas particulares (terceiro ano e cursinho), em comparação com colegas frequentadores de outros tipos de escola (conveniadas ou públicas), foram os que mais utilizaram estratégias de enfrentamento do tipo análise lógica , busca de guia e descarga emocional como forma de enfrentar o evento estressante vestibular.
Em relação as estratégias de coping e psicopatologias, as estratégias de aproximação e evitação do problema contribuem em 18% na explicação da variância total em condutas psicopatológicas. Contudo, enquanto as estratégias de evitação do problema constituem um fator de risco para o desenvolvimento de psicopatologia, as estratégias de aproximação do problema podem ser consideradas como fator de proteção.
Portanto, as estratégias de coping podem auxiliar os jovens a lidar melhor com o vestibular, evitando o desenvolvimento de psicopatologias. Deste modo, torna-se importante o acompanhamento psicológico dos jovens que vão prestar vestibular, uma vez que saúde mental interfere no desempenho na prova.

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