Coping e saúde mental de adolescentes vestibulandos
Dias,
L., & Zaninni, D. Coping e saúde mental de adolescentes vestibulandos.
(2011). Estudo de Psicologia, 16 (2).
Resenhado
por Mariana Serrão
A adolescência é um período de mudanças e transições
físicas, psicológicas e sociais, por isso é considerada uma fase de
vulnerabilidade. O vestibular é entendido como um evento estressor que acontece
na adolescência, no qual estão envolvidos a expectativa de ingresso na
faculdade e a ascensão social, sendo também um exame classificatório e
excludente. Dessa maneira, o vestibular pode ser fator de risco para
desencadear psicopatologias como depressão, ansiedade e distúrbios de humor quando o jovem não tem
mecanismos individuais para enfrentar a situação.
Foi observado que não é apenas o evento
que influencia a saúde do adolescente, mas as estratégias para lidar com tal
evento também contribuem para o aumento ou diminuição de suas consequências.
Essas estratégias sãoconhecidas como coping, que
se caracteriza por mecanismos cognitivos e comportamentais utilizados em
momentos de estresse.
As estratégias de coping têm a
função de alterar a relação entre a pessoa e o ambiente,adequando a resposta
emocional ao problema. Elas podem ser divididas em: estratégias com foco no
problema e com foco na emoção. A primeira consiste em modificar, cognitiva ou
comportamentalmente, a situação estressora, enquanto a segunda em reduzir a
sensação física desagradável do estado de estresse.
O presente estudo buscou avaliar o uso de
estratégias de coping por adolescentes vestibulandos e suas
consequências na saúde mental. Participaram da pesquisa 292 adolescentes de
escolas públicas, particulares e particulares conveniadas. Os participantes
tinham entre 16 e 19 anos, dos quais 59,6% foram meninas e 38% meninos.
No que diz respeito a comparação de médias
segundo o tipo de escola, foi observada diferença significativa entre o tipo de
escola e as seguintes estratégias de coping: análise lógica, busca de
guia e descarga emocional. Essas diferenças se mostraram significativas quando comparadas
escolas públicas, particulares e conveniadas, demonstrando que os adolescentes
das escolas particulares (terceiro ano e cursinho), em comparação com colegas frequentadores
de outros tipos de escola (conveniadas ou públicas), foram os que mais
utilizaram estratégias de enfrentamento do tipo análise lógica , busca de guia
e descarga emocional como forma de enfrentar o evento estressante vestibular.
Em relação as estratégias de coping
e psicopatologias, as estratégias de aproximação e evitação do problema
contribuem em 18% na explicação da variância total em condutas
psicopatológicas. Contudo, enquanto as estratégias de evitação do problema
constituem um fator de risco para o desenvolvimento de psicopatologia, as
estratégias de aproximação do problema podem ser consideradas como fator de
proteção.
Portanto, as estratégias de coping
podem auxiliar os jovens a lidar melhor com o vestibular, evitando o
desenvolvimento de psicopatologias. Deste modo, torna-se importante o
acompanhamento psicológico dos jovens que vão prestar vestibular, uma vez que
saúde mental interfere no desempenho na prova.
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