Avaliação de efeito de uma intervenção para a Síndrome de Burnout em professores
Resenhado
por Brenda Fernanda
Dalcin,
L., & Carlotto, M. S. (2018). Avaliação
de efeito de uma intervenção para a síndrome de burnout em professores. Psicologia Escolar e Educacional, 22, 141-150. doi: 10.1590/2175-35392018013718
A docência é
uma profissão permeada por variados estressores psicossociais. Além de ministrar
aulas, os professores devem executar tarefas administrativas, lidar com a falta
de interesse e a indisciplina dos alunos, falta de estrutura e recursos, falta
de diálogo e apoio de administradores, gestores públicos e pais. Ademais, observa-se
uma elevada ausência de reconhecimento social, visto que os professores
trabalham cada vez mais com uma população de alunos que exige maior dedicação e
cuidados, o que excede as condições e formação do profissional, gerando
sobrecarga de papéis e de trabalho. Diante desse contexto, verifica-se que tem
sido comum a ocorrência da Síndrome de Burnout
(SB) em professores, que pode ser conceituada uma reação ao estresse ocupacional
crônico. Evidencia-se que programas de intervenção para diminuição do Burnout têm sido benéficos, uma vez que
demonstram redução significativa no desgaste ou mudanças positivas em relação
aos fatores de risco da síndrome.
Frente ao
exposto, o objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de uma intervenção para
Síndrome de Burnout em professores.
Para tanto, realizou-se um estudo pré-experimental com 20 professoras de uma
escola de ensino fundamental. As docentes trabalhavam, em média, 35,30 horas
semanais (DP = 14,19) e atendiam
diariamente em torno de 178,70 alunos (DP
= 288,40). Foram utilizados instrumentos autoaplicáveis para a descrição da
amostra e avaliação do efeito da intervenção. A intervenção foi realizada em
seis encontros com 2 horas de duração, totalizando 12 horas, em uma sala de
aula da escola. As ações objetivavam que as professoras pudessem desenvolver habilidades
como a escuta, o enfrentamento de situações de estresse e o aperfeiçoamento do
diálogo.
Observou-se
que a Ilusão pelo trabalho foi a dimensão de Burnout que apresentou resultado significativo quando avaliada a
diferença entre os dois tempos. O coping
focado no problema foi a única dimensão que obteve resultado estatisticamente significativo,
quando comparados os tempos 1 e 2. Quanto às emoções no trabalho, a
variabilidade de emoções apresentou escore estatisticamente significativo.
Esses resultados confirmaram algumas das hipóteses iniciais propostas pelo
estudo.
Por fim,
compreendeu-se que a intervenção demonstrou impacto em importantes dimensões
que previnem a SB em professores. Como exemplo, os profissionais aumentaram o
desejo de alcançar suas metas e avaliar seu trabalho como fonte de realização, experimentaram
novas formas de lidar com os estressores, buscando soluções focadas no
problema, bem como começaram a utilizar maior diversidade de emoções positivas
no trabalho. Destaca-se a relevância do estudo da SB, um dos temas em
Psicologia da Saúde Ocupacional mais investigados. Além disso, ressalta-se a
importância da realização de programas de intervenção e avaliação
destes, visando à promoção de saúde dos profissionais e obtenção de informações
para a tomada de decisão por parte dos gestores.
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