Avaliação de efeito de uma intervenção para a Síndrome de Burnout em professores


Resenhado por Brenda Fernanda

Dalcin, L., & Carlotto, M. S. (2018). Avaliação de efeito de uma intervenção para a síndrome de burnout em professores. Psicologia Escolar e Educacional, 22, 141-150. doi: 10.1590/2175-35392018013718 

A docência é uma profissão permeada por variados estressores psicossociais. Além de ministrar aulas, os professores devem executar tarefas administrativas, lidar com a falta de interesse e a indisciplina dos alunos, falta de estrutura e recursos, falta de diálogo e apoio de administradores, gestores públicos e pais. Ademais, observa-se uma elevada ausência de reconhecimento social, visto que os professores trabalham cada vez mais com uma população de alunos que exige maior dedicação e cuidados, o que excede as condições e formação do profissional, gerando sobrecarga de papéis e de trabalho. Diante desse contexto, verifica-se que tem sido comum a ocorrência da Síndrome de Burnout (SB) em professores, que pode ser conceituada uma reação ao estresse ocupacional crônico. Evidencia-se que programas de intervenção para diminuição do Burnout têm sido benéficos, uma vez que demonstram redução significativa no desgaste ou mudanças positivas em relação aos fatores de risco da síndrome.
Frente ao exposto, o objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de uma intervenção para Síndrome de Burnout em professores. Para tanto, realizou-se um estudo pré-experimental com 20 professoras de uma escola de ensino fundamental. As docentes trabalhavam, em média, 35,30 horas semanais (DP = 14,19) e atendiam diariamente em torno de 178,70 alunos (DP = 288,40). Foram utilizados instrumentos autoaplicáveis para a descrição da amostra e avaliação do efeito da intervenção. A intervenção foi realizada em seis encontros com 2 horas de duração, totalizando 12 horas, em uma sala de aula da escola. As ações objetivavam que as professoras pudessem desenvolver habilidades como a escuta, o enfrentamento de situações de estresse e o aperfeiçoamento do diálogo.
Observou-se que a Ilusão pelo trabalho foi a dimensão de Burnout que apresentou resultado significativo quando avaliada a diferença entre os dois tempos. O coping focado no problema foi a única dimensão que obteve resultado estatisticamente significativo, quando comparados os tempos 1 e 2. Quanto às emoções no trabalho, a variabilidade de emoções apresentou escore estatisticamente significativo. Esses resultados confirmaram algumas das hipóteses iniciais propostas pelo estudo.
Por fim, compreendeu-se que a intervenção demonstrou impacto em importantes dimensões que previnem a SB em professores. Como exemplo, os profissionais aumentaram o desejo de alcançar suas metas e avaliar seu trabalho como fonte de realização, experimentaram novas formas de lidar com os estressores, buscando soluções focadas no problema, bem como começaram a utilizar maior diversidade de emoções positivas no trabalho. Destaca-se a relevância do estudo da SB, um dos temas em Psicologia da Saúde Ocupacional mais investigados. Além disso, ressalta-se a importância da realização de programas de intervenção e avaliação destes, visando à promoção de saúde dos profissionais e obtenção de informações para a tomada de decisão por parte dos gestores.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.